Procurador-Geral de Justiça do AM prestigia cerimônia de entrega de título de Cidadão Amazonense ao Arcebispo de Manaus Dom Leonardo Steiner

dom leonardo COM SELO dde03

O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, prestigiou, na última terça-feira, 28/11, a cerimônia de entrega da comenda de Cidadão Amazonense para o frade e sacerdote franciscano brasileiro, o Arcebispo de Manaus Dom Leonardo Steiner.PGJ.png

Não podia deixar de me fazer presente nesse evento que homenageia um marco histórico para o Amazonas, isso porque o nosso Arcebispo foi nomeado Cardeal, pelo próprio Papa Francisco, e agora ele passa a ser também Cidadão Amazonense. São distinções que merecem ser celebradas”, afirmou o PGJ.

A propositura é do deputado estadual Sinésio Campos que sugeriu título de Cidadão Amazonense para Dom Leonardo, destacando sua posição como a autoridade máxima na Igreja Católica no Amazonas e sua representação eclesiástica. Esta é a primeira vez que a casa legislativa concede a distinção a um Cardeal, pois Dom Leonardo recebeu o título de Cardeal do próprio Papa, tornando-se o primeiro Cardeal da Amazônia Brasileira.

Sobre esta distinção, Dom Leonardo relatou na tribuna: “Ser Cidadão Amazonense obriga-me agora a entrar no movimento do cuidado da paisagem [Amazônia], que acolhe e deixa ser. Paisagem que aprendi a admirar e a viver, sendo grato por isso. Ser cidadão indica um pertence e, por isso, uma participação. Espero honrar o título que me confere a Assembleia. Eu sei pouco, e sou pouco, faço o pouco que me cabe me dando inteiro, dizia nosso poeta maior Thiago de Mello. Deus abençoe a nossa Amazônia”.

O evento, no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), foi prestigiado por autoridades civis, militares e religiosas.