Ouvidoria das Mulheres do MPAM celebra avanços e apresenta estratégias de luta pelos direitos da Mulher e de outras minorias

mulheres COM SELO 67b26

mais fotos aqui e aqui 

Apresentação do avatar “Nina” e ciclo de palestras são destaques na celebração do primeiro aniversário de existência do órgão voltado à proteção dos direitos das mulheres e de outras minorias

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) celebrou, nesta segunda-feira (27/11), no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, o primeiro aniversário de criação da Ouvidoria das Mulheres, ocorrido no sábado (25/11). O evento teve início com a apresentação do vídeo institucional sobre a atuação do órgão neste um ano de existência e, em seguida, foi feita a apresentação da personagem Nina, avatar da Ouvidoria das Mulheres. Além disso, houve, ainda, a distribuição de uma cartilha com orientações sobre prevenção e combate à violência contra a mulher, aos participantes do evento.

Jussara Pordeus.pngNós queremos que as mulheres, ao verem este conteúdo, saibam identificar se estão vivenciando algum tipo de violência e compreendam os serviços oferecidos pela Ouvidoria das Mulheres como apoio jurídico, apoio psicológico e apoio assistencial. Desejamos que cada vez mais mulheres se tornem agentes divulgadoras dessa mensagem e contribuam assim para que outras mulheres tomem conhecimento dos seus direitos e dos canais existentes para atendimento”, declarou Jussara Maria Pordeus e Silva, Ouvidora-Geral do MPAM.

Para a Subprocuradora-Geral da República, Raquel Dodge, o Ministério Público Brasileiro deve incluir no objeto do seu trabalho as causas da violência contra a mulher e atuar para liberá-las. “Nenhuma de nós, nem um de nós aqui presentes, supõe que seja fácil, mas estamos aqui reunidos porque a Ouvidoria das Mulheres do MPAM quer fazer a sua parte e nos convida a refletir sobre como construir esse caminho”, frisou.

Em seu discurso, o Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, enfatizou o compromisso do MPAM em ouvir as mulheres para garantir a plena realização da justiça e a efetiva igualdade, conforme preconizado pela Constituição. “No contexto do primeiro aniversário da Ouvidoria das Mulheres, reitero o comprometimento do Ministério Público com a Justiça, a igualdade e a defesa dos direitos das mulheres”, afirmou o PGJ.

A servidora do MPAM e cantora, Lucilene Castro, participou do evento, apresentando a música “Para Todas as Mulheres” de Mariana Nolasco. A canção abordou a união das mulheres na luta contra as violências sofridas, transmitindo a mensagem de que, apesar de tentativas de silenciamento, as mulheres permanecem unidas. “Abafaram a nossa voz, mas esqueceram que não estamos sós”, diz o trecho da música.

53360988329 dcc3f11163 c d5a36

Programação da Tarde

Pela tarde, a programação incluiu a realização de cinco palestras: Acolhimento de mulheres vítimas de violência, por Ana Luiza Pereira, da Ouvidoria do MPMG; e Violência Contra Mulheres e Atuação do Ministério Público na Perspectiva de Gênero, por Sílvia Chakian, do MPPS; mediadas pelo Promotor de Justiça Davi Câmara. Em seguida, Violência Política de Gênero, por Lídia Carvalho, Ouvidora do TRE-AM; Violência Obstétrica, por Caroline Braz, da DPE-AM; e Construção do Direito das Mulheres e Crime Contra Mulheres, por Mariana Bazzo, do MPPR; mediadas pela Promotora de Justiça Cláudia Câmara.

53360170183 cafd94a4f1 c c2b06