Ação mediada pelo MPAM garante retomada da obra do novo hospital do Hemoam

hospital COM SELO 58e7e

Foto: Rafael Marques/Hemoam

Acordo da 58ª Promotoria de Justiça permitirá conclusão da obra e inauguração em breve

 

Após meses de impasse, a construtora responsável pela edificação do novo hospital do Hemoam e a direção da Fundação avançaram com decisões cruciais em audiências realizadas pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotora de Justiça Luissandra Chíxaro de Menezes, titular da 58ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública.

Três reuniões foram realizadas ao longo do mês de novembro e conseguiu-se, depois de longa negociação, a definição de um novo cronograma para retomada das obras, pagamento pendente e finalização dos últimos procedimentos necessários para a tão aguardada inauguração do prédio.

 “Essa medida foi necessária porque nós percebemos que os acordos anteriores entre a construtora e a Fundação Hemoam não estavam sendo cumpridos. Muitos anos já se passaram e a população precisa que este hospital esteja logo em pleno funcionamento. Então é importante conquistarmos esta conciliação que resulte no andamento da obra”, afirma Luissandra Chíxaro de Menezes.

A Construtora Mercure já reiniciou os trabalhos e se comprometeu finalizar as pendências de acabamento em até 30 dias, a contar do dia 27/11, e pediu mais 60 dias para a conclusão dos serviços prestados por empresas terceirizadas, como, por exemplo, a instalação dos elevadores e do correio pneumático, um sistema para o transporte de medicamentos entre o novo hospital e o prédio atual do Hemoam.

 Quanto à Fundação Hemoam, ficaram alinhados alguns acordos financeiros, especialmente para quitação dos valores devidos pelo Estado. A obra se encontra apenas em 0,4% de sua conclusão. Como última medida, foi determinado que uma nova audiência seja marcada para estabelecer a data exata da inauguração do hospital, reforçando assim o compromisso com a realização deste evento.

A expectativa é de que o hospital seja concluído e entregue à comunidade em breve, atendendo às demandas de assistência médica para doenças hematológicas e cânceres infantojuvenil de todo o Amazonas.

WhatsApp Image 2023 11 30 at 14.30.04 af104