MPAM assina Acordo de Cooperação Técnica com SEMASC para implementar Núcleos de Mediação Comunitária

FOTOCAPANUPA 51464

Espaços são destinados à realização de mediação extrajudicial de conflitos da comunidade

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) firmou, no dia 01/02, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência e Cidadania (SEMASC), a fim de aprimorar os esforços para a instalação, manutenção e funcionamento de Núcleos de Mediação Comunitária do Ministério Público do Estado do Amazonas em locais estratégicos nas comunidades da capital amazonense.

O Acordo é idealizado pela Procuradora de Justiça, Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza, e, posteriormente, assinado pelo Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, junto com o Secretário da SEMASC, Eduardo Lucas.

“Esse projeto ensejará a necessidade de realizar o mapeamento da cidade, de modo a se criar e desenvolver um trabalho, por via do voluntariado, em atenção à Comunidade pela e para a Comunidade, o que se perfaz por meio de projetos com foco na Cultura da Paz” afirmou a Procuradora de Justiça, Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza.

O projeto prevê que o Ministério Público fornecerá o suporte técnico para implantação do Núcleo de Mediação Comunitária, com o intuito de promover reuniões mensais e capacitar os Mediadores Comunitários e demais profissionais atuantes nos Núcleos, além de incentivar parcerias de instituições governamentais e não governamentais para melhoria das atividades.

Para o Procurador-Geral de Justiça, o MPAM assumiu um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa, pacífica e solidária. “Acredito que a implementação desses Núcleos de Mediação Comunitária atenderá às necessidades imediatas de nossa comunidade e estabelecerá um legado de resolução pacífica de conflitos para as gerações futuras”, pontuou o PGJ.