MPAM alerta para importância da vacinação de crianças e adolescentes em período de carnaval e volta às aulas

capavacinaçãocarnaval 55838

Como estratégia para o aumento da cobertura vacinal infantojuvenil, o Ministério Público tem desenvolvido o Projeto Juntos pela Vida, que já alcançou inúmeras crianças e adolescentes em todo o Amazonas

Em meio às festividades carnavalescas e à retomada das aulas, a importância da vacinação infantojuvenil e adulta ganha destaque, como medida essencial, para a prevenção de doenças virais. O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC), enfatiza a necessidade premente da adesão às vacinas e da manutenção do cartão vacinal como instrumentos de proteção.

A imunização, em especial durante o período do carnaval,  torna-se uma barreira fundamental contra a propagação de doenças contagiosas. A Coordenadora do CAO-PDC, Procuradora de Justiça Delisa Vieiralves, ressalta que, além de proteger os próprios filhos, a vacinação contribui para a construção de uma sociedade mais segura e saudável.

“A adesão às vacinas é um ato de responsabilidade e cidadania. Ao protegermos nossas crianças e adolescentes, estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável e resiliente. O cuidado com a saúde coletiva deve ser uma prioridade, especialmente diante dos desafios impostos pelas festividades e a volta às aulas”, destaca a Procuradora de Justiça.

O MPAM reforça a mensagem de que a vacinação não é apenas um ato individual, mas um compromisso com o bem-estar coletivo. Manter o cartão vacinal atualizado e buscar a imunização adequada para cada faixa etária são passos cruciais para assegurar um futuro mais saudável e protegido para toda a sociedade.

Sobre o Projeto

O Ministério Público do Amazonas atua ativamente estimulando a imunização de crianças e adolescentes por meio do Projeto Juntos Pela Vida, que promove uma parceria com as escolas da capital e interior, estabelecendo uma meta mínima de imunização de 80% dos estudantes matriculados de até 18 anos, considerando o Calendário do Programa Nacional de Imunizações, incluída a vacina contra a Covid-19. O Projeto já conta com mais de 13 mil alunos em dia com a vacinação. O próximo passo é estimular a participação dos Colégios Militares da Polícia Militar e das escolas particulares.