Após denúncia do MPAM, policiais envolvidos no caso Grande Vitória são sentenciados

CasoGrandeVitória 0718b

Somadas as penas ultrapassam 200 anos de prisão

Após denúncia realizada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) em 2017, o caso Grande Vitória foi julgado pelo Conselho de Sentença da 3.ª Vara do Tribunal do Júri, na última quinta-feira, 04/04. Os sete Policiais Militares foram denunciados pelo crime de triplo homicídio qualificado, praticado contra três jovens, em 2016. Dos sete réus, um foi absolvido; outro foi condenado a 27 anos de prisão; e cinco a 40 anos de prisão.

O Promotor de Justiça, José Augusto Taveira, que atuou junto com a Promotora de Justiça Lilian Nara no caso, celebra o trabalho realizado pelo Ministério Público e a justiça alcançada por meio da sentença, após os oito anos de espera por parte da sociedade e dos familiares das vítimas.

A sentença, nesse caso, atendeu os interesses da sociedade e das famílias das vítimas. Desde 2016, quando esse caso ganhou repercussão, o Ministério Público vem buscando a responsabilidade penal dos réus. Nesse momento, estamos analisando questões relativas a recursos, porque, apesar de respeitar muito a decisão judicial no caso, nós verificamos que houve alguns equívocos na dosimetria da pena e também a questão da perda do cargo por parte dos acusados, que praticaram um crime grave usando a farda e, mesmo assim, permaneceram mantidos em seus cargos públicos”, explicou o Promotor de Justiça, que atuou na acusação dos envolvidos.

O MPAM segue recorrendo por entender que o caso se trata de decretação de prisão preventiva. As próximas fases do caso devem aguardar a fase recursal e esperar a nova decisão da justiça com relação às questões levantadas pelo Ministério Público quanto à pena.