Ministério Público promove curso sobre investigação financeira e confisco alargado com foco em crimes ambientais na Amazônia
- Criado: Quinta, 15 Mai 2025 17:14
- Publicado: Quinta, 15 Mai 2025 17:14
Entre os vários temas, a capacitação abordará crimes ambientais, lavagem de dinheiro e estratégias de confisco patrimonial na região amazônica
Inscreva-se AQUI
O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (CAO-CRIMO-GAECO), promoverá o curso “Investigação Financeira e Confisco Alargado”, voltado à capacitação de membros e servidores da instituição, além de convidados estratégicos. O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de maio, no auditório Gebes de Melo, das 9h às 17h.
Com enfoque nas conexões entre crimes ambientais e delitos financeiros, especialmente lavagem de dinheiro, o curso propõe capacitação técnica e jurídica para atuação em investigações complexas que envolvam danos ao meio ambiente e ocultação de bens obtidos ilicitamente. A programação contará com mesa-redonda, painéis temáticos e debates, reunindo representantes de instituições como os Institutos de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), bem como a Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil / Seccional Amazonas (OAB/AM), entre outras.
O curso, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPAM (Ceaf), visa apresentar e analisar as principais tipologias de crimes ambientais na Amazônia, capacitar os participantes no rastreamento de fluxos financeiros ilícitos, explorar a aplicação de medidas assecuratórias patrimoniais e discutir o confisco alargado como ferramenta no combate à criminalidade organizada.
A programação será dividida em dois dias: no dia 22, a atividade será aberta a membros, servidores, residentes jurídicos e convidados; no dia 23, as atividades serão direcionadas exclusivamente a promotores e procuradores do MPAM e alguns convidados selecionados.
O evento ainda terá atividades teóricas e práticas, por meio de debates e estudos de caso, com a proposta de fortalecer a atuação integrada entre meio ambiente, segurança pública e justiça.
Texto: Sofia Lourenço
Foto: Ascom