MPAM integra evento em defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+ no Amazonas

080725 Ciclo LGBTQIAPN Justiça Ascom 2 ec7a9

Ciclo de atividades ocorre nos dias 17 e 18 de julho, com programação voltada ao diálogo, inclusão e cidadania

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realizará o 1º Ciclo pelo Orgulho e pela Diversidade no Poder Judiciário do Amazonas, nos dias 17 e 18 de julho, em Manaus. Além do MP, o evento reúne outros órgãos do sistema de Justiça, academia e sociedade civil para debater e promover os direitos da população LGBTQIAPN+.

Com o slogan “Construindo espaços de respeito, oportunidades e visibilidade para pessoas LGBTQIAPN+”, a programação terá palestras, mesas-redondas, lançamento de cartilha, feira de empreendedorismo, orientação de cidadania e atividades culturais. A iniciativa é promovida em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A programação do primeiro dia (17/07) será realizada no Auditório do Fórum Trabalhista Ministro Mozart Victor Russomano, no TRT11, a partir das 8h30. O público poderá acompanhar palestras e debates sobre compromissos públicos com a diversidade, direitos LGBTQIAPN+ no Brasil, inclusão e justiça com perspectiva de gênero. A programação inclui também o lançamento de uma cartilha sobre direitos LGBTQIAPN+, elaborada por alunos do Programa de Pós-Graduação em Direito da Ufam.

Durante o evento, haverá ainda sorteio de ingressos para o filme “Homem com H”, com sessões nos dias 17 e 18, às 14h30, no Centro Cultural Casarão de Ideias, no Centro. Parte da programação será transmitida ao vivo pelos canais oficiais do TRT11, TRE-AM e TJAM no YouTube.

No dia 18/07, a Feira de Empreendedorismo LGBTQIAPN+ reunirá 25 expositores, das 9h às 14h, no mesmo auditório do TRT11. A programação contará também com apresentações culturais e atendimentos gratuitos de orientação em cidadania, realizados por alunos da Ufam.

Participação

O evento é aberto ao público, especialmente voltado a membros e servidores das instituições do sistema de Justiça, estudantes e professores de Direito, representantes de organizações LGBTQIAPN+ e demais interessados na pauta de direitos humanos e diversidade.

As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6kh2Kii_iZ8GyeFfFustLD3wscMr1KfdEU540wXsPIOMvXQ/viewform. Os participantes receberão certificado com carga horária complementar, mediante inscrição e registro de presença.


Texto e foto: Ascom