Ministério Público divulga chaveamento oficial do 21º Júri Simulado
- Criado: Quinta, 24 Julho 2025 17:00
- Publicado: Quinta, 24 Julho 2025 17:00
Fase preliminar começa em 25 de agosto, com confrontos entre instituições de ensino públicas e privadas. Grande final será no dia 29
Com 12 faculdades participantes, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) anunciou o chaveamento oficial da edição 2025 do Júri Simulado, marcada para ocorrer entre os dias 25 e 29 de agosto. A fase preliminar começa no dia 25, com quatro júris.
- (Acusação) Faculdade Santa Teresa x Instituto Amazônico de Ensino Superior - Iames (Defesa);
- (Acusação) Faculdade La Salle x Faculdade Boas Novas (Defesa);
- (Acusação) Faculdade Martha Falcão Wyden x Faculdade Uninorte (Defesa);
- (Acusação) Universidade do Estado do Amazonas - UEA x Universidade Nilton Lins (Defesa).
Já as quartas de final terão início no dia 26/08, com os seguintes duelos já definidos:
- (Acusação) Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas - Ciesa x Universidade Federal do Amazonas - Ufam (Defesa);
- (Acusação) Universidade Estácio de Sá x Faculdade Fametro (Defesa);
- **Os vencedores dos júris preliminares medem forças no dia 27/08.
As semifinais ocorrem no dia 28, enquanto a disputa do terceiro lugar e a grande final estão reservadas para 29 de agosto.
Campeã da edição anterior, a Faculdade La Salle já se prepara para defender o título. "Estamos trazendo uma equipe forte, nova, mas já muito bem treinada pelos competidores anteriores, pelos nossos campeões. Inclusive, um deles está aqui conosco, participando do sorteio”, afirmou a professora Mariana Filard.
“Vamos nos preparar, nos esforçar e acredito que será uma jornada brilhante. Mais que a competição, o importante do Júri Simulado é o aprendizado”, comentou a acadêmica Jackeline de Andrade, da Faculdade Santa Teresa.
Uma das atividades mais tradicionais do MPAM, o Júri Simulado tem como objetivo aproximar os estudantes de direito da prática jurídica, por meio da atuação em julgamentos simulados baseados em casos reais de crimes dolosos contra a vida. As equipes são avaliadas por membros do Ministério Público e concorrem a premiações em dinheiro, medalhas e troféus.
Coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), a promotora de Justiça Aurely Freitas Germano Penha afirmou que as expectativas são ótimas para esta edição. “Nós tivemos o recorde de 12 faculdades inscritas. Algumas instituições retornaram, o que nos deixa muito felizes, e aguardamos embates de muita qualidade”, ponderou.
A edição 2025 do Júri Simulado presta homenagem à memória da promotora de Justiça Christiane Dolzany Araújo, falecida em 2024. As sessões serão realizadas no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do MPAM, com apresentação obrigatória de vestes talares por parte dos estudantes, fornecidas pelas instituições de ensino participantes.
Texto: Sofia Lourenço
Foto: Hirailton Gomes