MPAM participa do 2º Encontro Nacional de Gestão Estratégica para líderes do Ministério Público brasileiro

SegundoEncontroNacionalGestãoEstratégicaMPBrasileiroSelo b0dd6

Representantes do MPAM participaram de debates sobre estratégias institucionais, indicadores de desempenho e boas práticas de gestão

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) participou, nesta segunda-feira (28/07), do 2º Encontro Nacional de Gestão Estratégica para Líderes dos Ministérios Públicos, realizado na sede do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em Vitória. Representaram a instituição o subprocurador-geral para Assuntos Administrativos, André Virgílio Belota Seffair; a promotora de Justiça Christianne Corrêa Bento da Silva; e a servidora da Diretoria de Planejamento (DPLAN), Iamara Cavalcante Antunes.

Promovido pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio do Comitê de Políticas de Gestão Estratégica do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (CPGE/FNG-MP), em parceria com o MPES, o evento tem como tema central “Indicadores com foco na Estratégia e Resultado”.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cultura de gestão estratégica no Ministério Público brasileiro, por meio da troca de experiências, da apresentação de boas práticas e de debates sobre planejamento estratégico, governança, liderança e gestão por resultados. A programação incluiu palestras de especialistas, estudos de caso e painéis temáticos voltados ao futuro da atuação institucional e à formulação de estratégias baseadas em dados de desempenho.

Segundo o subprocurador-geral para Assuntos Administrativos, André Virgílio Belota Seffair, o plano estratégico nacional proposto pelo CNMP demanda o alinhamento de todos os Ministérios Públicos em torno de objetivos comuns. “Nosso esforço estratégico deve focar prioritariamente na proteção da primeira infância e no enfrentamento às organizações criminosas violentas”, destacou.

Para a promotora de Justiça Christianne Corrêa Bento da Silva, esse alinhamento é ainda mais significativo para o MPAM, que atualmente está em fase de adesão ao Planejamento Estratégico Nacional e de elaboração de seu novo plano estratégico para os próximos quatro anos.

Entre os temas abordados neste primeiro dia, destaco as discussões sobre a construção de indicadores de esforço e de resultado. Os primeiros fornecem dados sobre os produtos imediatos da nossa atuação, como a quantidade de denúncias oferecidas ou pareceres emitidos. Já os indicadores de resultado buscam mensurar o impacto social gerado pelas nossas ações. Conciliar esses dois tipos de indicadores é uma necessidade percebida por todos os colegas presentes”, afirmou.

O evento segue até esta terça-feira (29/07), com a realização da Reunião Extraordinária do CPGE e dos Representantes da Administração Superior (RAS), ocasião em que serão discutidos os próximos passos para o aprimoramento da gestão estratégica no âmbito do MP.


Texto: Sharline Freire
Foto: Divulgação