MP do Amazonas participa da 1ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Iranduba
- Criado: Quarta, 30 Julho 2025 15:46
- Publicado: Quarta, 30 Julho 2025 15:46
Realizado nesta quarta (30), evento discutiu políticas públicas e reafirmou o compromisso com os direitos e a dignidade dessa população
Nesta quarta-feira (30/07), o Ministério Público do Amazonas (MPAM) participou da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do município de Iranduba. Promovido pelo Conselho Municipal do Idoso (CMDI), o evento reuniu autoridades e representantes da sociedade civil para debater políticas públicas e garantir os direitos da população idosa, tendo como tema central “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”.
A conferência contou com a presença do promotor de Justiça Gérson Castro Coelho, que conduziu a fala de abertura, destacando a importância histórica do momento. “Esta é a primeira Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa: 44 anos depois da emancipação do município de Iranduba, em 1981; 37 anos depois da promulgação da Constituição, em 1988; 22 anos depois do Estatuto do Idoso. Mas, como diz o provérbio antigo: ‘antes tarde do que nunca’ e, por tudo isso, este é um momento histórico para a nossa cidade”, afirmou.
Em seu discurso, o promotor ressaltou que o envelhecimento no Brasil se dá de forma diversa e marcada por desigualdades. “Não há uma única forma de envelhecer, mas todas devem ser tratadas com respeito e consideração. Devemos ainda considerar que há idosos urbanos e ribeirinhos, alguns com melhor poder aquisitivo, outros nem tanto, além, é claro, das diferenças específicas existentes entre homens e mulheres, bem como por pessoas LGBTQIAPN+, devendo todas essas diferenças ser tratadas de maneira a promover a igualdade, nunca a desigualdade”, enfatizou.
A conferência também contou com a presença da presidente do Conselho Estadual dos Idosos, Lília Duarte Albuquerque, e de outros conselheiros estaduais. A Prefeitura de Iranduba foi representada pelos secretários de Saúde e de Assistência Social, enquanto a Câmara Municipal esteve presente por meio de um dos vereadores.
Durante o evento, foram debatidas propostas e estratégias voltadas à promoção dos direitos da pessoa idosa, com foco em temas como o combate ao etarismo, à violência doméstica institucional e à exclusão no acesso à saúde. A expectativa é que os encaminhamentos da conferência contribuam para a implementação de políticas públicas mais inclusivas e efetivas no município.
Texto: Sofia Lourenço
Foto: Divulgação/MPAM