Para aprimorar gestão interna e intensificar modernização, MP inicia implementação do Sistema Athenas
- Criado: Quinta, 31 Julho 2025 14:18
- Publicado: Quinta, 31 Julho 2025 14:18
Benefícios da adesão ao sistema englobam economia de recursos e integração das unidades administrativas
Na manhã desta quinta-feira (31/07), diante de uma plateia lotada no auditório Gebes de Medeiros, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) apresentou o lançamento da implantação do Sistema Athenas - Soluções Integradas, para o gerenciamento de atividades administrativas do órgão. A ferramenta foi desenvolvida pelo MP do Tocantins (MPTO).
A adoção do sistema é um marco na modernização da área-meio, ou seja, nos setores que atuam com a gestão interna do MPAM, como questões administrativas, financeiras e de recursos humanos. A implementação da ferramenta tem como objetivo a integração, agilidade, transparência e inovação das unidades administrativas, e a adesão a esse sistema unificado também permite a economia de recursos pagos, antes destinados a diferentes plataformas de gestão.
O lançamento contou com a participação da procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Nascimento Albuquerque; do subprocurador-geral para Assuntos Administrativos, André Virgílio Belota Seffair; do diretor-geral do MPAM, Marlon André Mendes Bernardo; e do diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), Eudo Assis Júnior. Os representantes do MPTO, Luciano Casaroti, subprocurador-geral de Justiça, e Agnel Póvoa, diretor de Tecnologia da Informação, participaram do lançamento de forma remota.
A PGJ Leda Mara demonstrou bastante entusiasmo ao comentar o novo passo do MP em prol da modernização. "Estamos imensamente felizes em firmar essa parceria com o MP do Tocantins, que compartilha com a gente essa importante ferramenta que aprimora as ações da nossa instituição. Nós vamos colocar setores estratégicos dialogando no mesmo sistema, na medida em que vamos ter recursos humanos, o ponto eletrônico, patrimônio, almoxarifado, folha de pagamento, todos no mesmo espaço virtual. Isso para nós é muito importante", elogiou.
“A parte tecnológica é um desafio dos órgãos públicos, que tradicionalmente repetem os sistemas porque há um custo muito alto e um esforço muito grande para desenvolver um único sistema com a mesma finalidade. É louvável essa iniciativa do MP do Tocantins em compartilhar o sistema e apoiar a implantação por outros órgãos”, comentou o diretor do DTIC.
Presentes ao evento, promotores, servidores e estagiários foram informados sobre os benefícios da adesão ao sistema e o processo de implantação, que se inicia pelos seguintes módulos: gestão de RH, ponto eletrônico, banco de horas, folha de pagamento, patrimônio e almoxarifado.
“Hoje, a gestão de recursos humanos (RH) funciona com um sistema; o ponto eletrônico, com outro sistema; e a folha de pagamento, com mais outro. Com a implantação do Athenas, todas as operações administrativas acontecerão em um sistema único. A partir de hoje, o Ministério Público do Amazonas entra numa rota de modernização tecnológica, a maior da área-meio do MP”, exaltou o diretor-geral Marlon Mendes Bernardo.
Sistema Athenas
Desenvolvido pela equipe do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação do MPTO, o Athenas é um sistema que integra atividades administrativas em um único espaço virtual. A plataforma de gestão unificada conecta 52 setores, incluindo: recursos humanos, folha de pagamento, ouvidoria, atendimento ao cidadão, patrimônio, portal da transparência e diário oficial automatizado. O sistema já é utilizado nacionalmente por instituições públicas e órgãos do Judiciário, incluindo Defensoria Pública, Tribunal de Contas e oito unidades do Ministério Público.
Texto: Vanessa Adna
Foto: Hirailton Gomes | Para mais fotos, acesse a página do MPAM no Flickr