MPAM acompanha ações educativas do Detran-AM durante Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas

310725 Ação educativa de trânsito PRODHSP Divulgação Detran AM 2 703dc

Participação reforça atuação da 58ª Promotoria de Justiça na defesa do direito à saúde e na prevenção de sinistros de trânsito

Com participação e incentivo do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), via 58ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (PRODHSP), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou, nesta quinta-feira (31/07), mais uma edição do pit stop educativo, por ocasião da Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas. A ação segue nesta sexta-feira (1º/08), das 8h às 16h, no Sambódromo.

O evento, em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), tem como objetivo conscientizar motociclistas da capital sobre a importância da pilotagem defensiva e da responsabilidade no trânsito. Nesse cenário, a atuação do MPAM está vinculada ao Procedimento Administrativo nº 09.2025.00000444-6, instaurado para acompanhar os impactos dos acidentes de trânsito sobre a rede pública de saúde e monitorar as ações dos órgãos responsáveis pela segurança viária.

O procedimento é resultado das discussões do seminário “Redução de Sinistros de Trânsito e Impactos na Saúde do Trânsito”, realizado em maio deste ano, como parte da campanha Maio Amarelo. Durante o evento, a promotoria apontou o aumento expressivo de internações hospitalares e cirurgias, sobretudo ortopédicas, em decorrência de acidentes de trânsito, o que tem gerado sobrecarga na rede pública de saúde, apesar dos esforços da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Com base nisso, a 58ª PRODHSP oficiou o Detran-AM, o IMMU, o Sest/Senat e o Samu para que informem quais ações educativas, preventivas ou fiscalizatórias, foram realizadas no âmbito da campanha Maio Amarelo de 2025 e quais medidas estão previstas para os próximos meses.

“A iniciativa visa fomentar políticas públicas estruturadas e reduzir a pressão sobre os hospitais públicos, garantindo a efetividade do direito à saúde e à segurança no trânsito”, afirmou a promotora Luissandra Chíxaro, presente no evento.


Texto: Sofia Lourenço
Foto: Divulgação/MPAM