Instrução de armamento e tiro do MPAM mobiliza 15 promotores no Clube de Tiro do Amazonas

280825 Instrução de armamento e tiro MP Seguro Divulgação MPAM 3 42ceb

Atividade realizada nesta quarta-feira (27) integra o programa “MP + Seguro”, do CNMP

Nesta quarta-feira (27/08), 15 promotores de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) tiveram a oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades no Clube de Tiro do Amazonas (CTA), durante a “Instrução de Armamento e Tiro na Atuação Ministerial”. A atividade foi promovida pela Assessoria de Segurança Institucional do MP (Assinst), com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), como parte do programa “MP + Seguro”.

Na instrução, realizada em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), via Centro de Treinamento de Tiro Policial (CTTP), cada membro do MP efetuou 50 disparos com pistola Beretta APX 9mm. De acordo com o major PM Kaio Rodrigo dos Santos Souza, assessor adjunto da Assinst, todo o armamento, coletes e munição foram disponibilizados pela Polícia Militar. “Como parte do ciclo de instruções para os integrantes da Assinst, temos algumas instruções que julgamos serem importantes para membros e servidores também, então aproveitamos o programa, no Mês da Segurança Institucional, para abrir este treinamento de tiro para promotores e procuradores”, afirmou.

Presente ao treinamento, a promotora de Justiça Jéssica Vitoriano Gomes afirmou que a instrução possibilitou o conhecimento de aspectos teóricos e práticos necessários para uma atuação funcional. “O membro do Ministério Público também está exposto a situações de risco em razão das atribuições desempenhadas, e saber manusear uma arma de fogo de forma responsável e segura amplia nossa capacidade de proteção própria ou de terceiros, além de nos possibilitar reação em casos extremos, sempre dentro dos limites legais”, comentou a promotora, ressaltando que esse tipo de preparo fortalece a independência funcional e dá condições concretas para que o MP continue exercendo seu papel de defesa da sociedade.

A atividade também possibilitou, ainda segundo a promotora Jéssica Vitoriano, a compreensão de algumas das principais dificuldades enfrentadas pelas forças de segurança pública, no que se refere à utilização de armas de fogo.

Considerando “os riscos inerentes à atividade ministerial”, o promotor de Justiça Ney Costa Alcântara de Oliveira Filho avaliou a capacitação como fundamental para o exercício de suas funções. “A preocupação da instituição com o treinamento em técnicas de tiro e protocolos de segurança nos proporciona maior confiança e preparação técnica para atuar com eficiência, protegendo não apenas nossa integridade física, mas também fortalecendo nossa capacidade de servir à sociedade”, declarou.

280825 Instrução de armamento e tiro MP Seguro Divulgação MPAM 2 57789

MP + Seguro

Com programação intensa desde o primeiro dia deste mês no MPAM, o programa “MP + Seguro”, instituído pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), já contou com palestra sobre segurança orgânica para efetivo policial e servidores terceirizados; curso de identificação e simulação de busca e localização de artefatos explosivos; e oficina de primeiros socorros. Nesta sexta-feira (29), serão realizados dois cursos internos sobre riscos invisíveis da inteligência artificial e ciberameaças no setor público.


Texto: Lennon Costa
Fotos: Divulgação/MPAM