Promotores do Ministério Público do Amazonas participam do 26º Congresso Nacional do MP, em Brasília

101125 Congresso Conamp 2025 Wikimedia Commons 2 f001d

Será a primeira vez que a capital do país recebe uma edição do congresso, que ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Com participação de membros do Ministério Público do Amazonas (MPAM), começa, nesta terça-feira (11/11), o 26º Congresso Nacional do Ministério Público, em Brasília. O evento, cujo tema é tema “O MP do Futuro: Democrático, Resolutivo, Inovador”, segue até sexta (14) e traz como um dos pilares dos debates a revolução tecnológica e as inovações que podem transformar a atuação do Ministério Público, ampliando sua capacidade de promover justiça, transparência e igualdade.

Será a primeira vez que a capital do país recebe uma edição do congresso, que ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Além da procuradora-geral de Justiça do Amazonas (PGJ-AM) Leda Mara Nascimento Albuquerque, o MPAM marcará presença na programação com os seguintes membros:

1. Promotora de Justiça Renata Cintrão Simões de Oliveira, coordenadora do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça Cíveis (CAO-Cível), no painel “35 Anos de Ecriad - A Tutela da Infância e Juventude e do Direito à Educação”
2. Promotor Vítor Pereira da Fonsêca, da 42ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Prodhid), no painel “Tutela de Vulneráveis e Grupos Minoritários”;
3. Promotor Kepler Antony Neto, presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), no painel “MP Resolutivo e Justiça Negociada”;
4. Promotor Alessandro Samartin de Gouveia, titular da 46ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa e Proteção do Patrimônio Público (Prodeppp), no painel “Práticas Inovadoras de Solução Consensual na Atuação do MP”.

O 26º Congresso Nacional do Ministério Público é promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e pela Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. O evento tem o apoio institucional da Secretaria de Turismo do Distrito Federal e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).


Texto: André Luiz Quintas
Foto: Wikimedia Commons