MPAM realiza primeira edição do “Entre Manas” com serviços e ações de cuidado voltados às mulheres do Amazonas
- Criado: Terça, 18 Novembro 2025 14:47
- Publicado: Terça, 18 Novembro 2025 14:47
Evento, que integra campanha pelo Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, reúne atendimentos de saúde, apoio jurídico e orientação psicossocial
Com o objetivo de oferecer atendimento e orientação a mulheres de Manaus, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), com apoio do Governo do Estado, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) e de diversos órgãos estaduais e municipais, promove, nesta terça-feira (18/11), a primeira edição do “Entre Manas”, iniciativa que propõe uma interlocução direta entre o MP e a sociedade, prestando serviços essenciais às mulheres.
Coordenado pela Ouvidoria-Geral do MPAM, o evento, que segue até as 15h, integra as ações pelo Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, guiado pelo lema “Cuidar também é Justiça”. A programação inclui atendimentos de saúde, apoio psicológico, orientação jurídica, emissão de documentos, capacitações e outras atividades voltadas ao cuidado, à autonomia e ao acesso à informação.
A procuradora-geral de Justiça (PGJ) Leda Mara Nascimento Albuquerque destacou que o evento marca um momento significativo de diálogo entre o Ministério Público e diversos setores da sociedade.
“É uma oportunidade para que nossas mulheres tenham acesso a serviços que, embora estejam disponíveis diariamente, nem sempre chegam a uma parcela expressiva da população”, ressaltou.
Serviços oferecidos
A iniciativa beneficia mulheres de diferentes idades e bairros. Lucelena Sanches Almeida, 47 anos, foi uma das participantes e relatou a importância da ação.
“Foi muito bom. Vim com a minha nora tirar documentos que ela não estava conseguindo agendar. Aqui conseguimos tudo. Ela já saiu com o agendamento para tirar a identidade. Isso facilitou muito e deu tudo certo”, afirmou.
Já Maria da Conceição, de 68 anos, contou sobre sua experiência no atendimento e elogiou o serviço prestado. “A doutora me tratou muito bem. Estou tendo crise de ansiedade e me receitaram remédio para ajudar”, relatou.
A ouvidora-geral Sílvia Abdala Tuma reforçou a relevância das parcerias que possibilitaram a realização do evento.
“O “Entre Manas” foi idealizado pela Ouvidoria-Geral do Ministério Público como uma forma de reunir todas as mulheres, vítimas ou não, em um único espaço, com apoio de diversos órgãos. São mais de 20 parceiros envolvidos para oferecer um dia de autocuidado, prevenção, capacitação e atendimento digno. Esta é a primeira edição do “Entre Manas”, e agradecemos especialmente à Sejusc (Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania) pela parceria”, exaltou a ouvidora.

Debates e sensibilização
Além dos serviços prestados, o evento contou com palestras e rodas de conversa — como o debate “Mulher Também Envelhece”, mediado pelo promotor Vítor Moreira da Fonsêca, que apresentou estatísticas e reflexões sobre a violência contra mulheres idosas no estado do Amazonas.
Além de fortalecer o acesso a serviços essenciais, o “Entre Manas” evidencia o papel fundamental e central do MPAM na promoção, defesa e garantia da dignidade das mulheres. Como fiscal da lei e defensor dos direitos humanos e da ordem jurídica, reafirmando seu compromisso permanente em combater a violência de gênero, assegurar a proteção integral das mulheres e promover políticas públicas que ampliem direitos e oportunidades.
Texto: Sabrina Azevedo
Foto: Hirailton Gomes | Para mais imagens, acesse a página do MPAM no Flickr



