Parintins: Mobilização contra o abuso sexual infantil.


No último dia 18 de maio de 2011, o Ministério Público por meio da Promotoria de Parintins, participou do lançamento de Campanha Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O evento iniciou às 16h com uma caminhada saindo do Bumbódramo em direção à Praça Digital, e contou com a participação do Poder Executivo, Promotoria de Justiça, Conselho Tutelar, escolas municipais e estaduais e programas sociais.

Durante o evento foram distribuídos folders e adesivos com o logotipo da campanha, alertando a todos sobre o direito à proteção plena que goza a infância, o dever de todos em denunciar os casos suspeitos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo desenvolvidos pelos alunos cartazes e faixas clamando por atenção especial.

A campanha, que já ocorre em Parintins por 7 anos consecutivos, terá duração de 2 meses e será intensificada no período do Festival Folclórico.

O Ministério Público participa de todo o processo, realizando palestras, entrevistas, estando ativamente ligado à execução de todos os atos da campanha.

O resultado desse trabalho é sentido pelos órgãos de proteção à criança e adolescentes, pois as denúncias efetuadas ao Conselho Tutelar, Polícia Militar, Ministério Público e Disk 100 tem se mostrado cada vez mais relevantes.

A exemplo disso, cita-se a prisão em flagrante delito de um homem de 62 anos de idade, preso nú, assistindo a um filme pornográfico na companhia de uma menina de 12 anos, também despida.

A ação que culminou com o flagrante foi justamente originada de denúncia anônima