Primeiro ano de gestão: uma avaliação positiva


Nesta sexta-feira, 14 de outubro de 2011, o Procurador-Geral de Justiça Francisco Cruz completa um ano de gestão no Ministério Público do Estado do Amazonas, e, pela passagem da data, autoridades e personalidades manifestaram suas opiniões sobre o trabalho feito até agora .

Para o Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais, Fernando Grella Vieira, o PGJ Francisco Cruz foi fundamental para a crescente valorização do Ministério Público do Norte no resto do país. “Ao longo desse seu primeiro ano de mandato, o Procurador-Geral tem demonstrado inegáveis empenho, arrojo e dedicação no comando da instituição, dando, ainda, valiosa contribuição para o fortalecimento do MP brasileiro com sua participação atuante no CNPG dos Estados e da União”.

O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Desembargador Domingos Jorge Chalub, relembrou de Francisco Cruz quando Promotor de Justiça, e disse que sua gestão como Procurador-Geral possibilitou uma modernização do Ministério Público amazonense. "Tive a oportunidade de conhecê-lo no Tribunal do Júri. Como Promotor, era destemido e independente. Sempre teve a dignidade de respeitar o trabalho do advogado adversário. Quando ascendeu à chefia, passou a dar uma nova dinâmica no que é ser o Ministério Público contemporâneo, e mantendo relacionamento institucional com os poderes constituídos do Estado da República".

Também para a Desembargadora Maria das Graças Figueiredo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, a gestão Francisco Cruz deu um novo aspecto ao MP do Amazonas. "O Procurador-Geral deu dinamismo e carisma ao Ministério Público, deu uma nova feição à essa instituição que será sempre um fiscal das causas que envolvem os interesses sociais e o bem estar da cidadania", afirmou. O Prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, comentou sobre a pessoa do Procurador Francisco Cruz no comando do Ministério Público. "Francisco Cruz é sinômino de competência, compromisso e respeito a frente de qualquer instituição", disse.

A contadora Antônia Rosângela da Silva disse que Francisco Cruz, através do trabalho como Procurador-Geral, foi fundamental na defesa de seus direitos como cidadã e mãe. "Foi uma pessoa que não mediu esforços para tentar resolver o caso do meu filho. Deu total atenção e ajudou no andamento do processo", declarou. O filho de Antônia, Antônio Bruno Melo da Silva, foi morto dezembro de 2008 pelo então 3º Sargento da Polícia Militar, Genesis Guedes Teles, que havia sido condenado há 16 anos de prisão, mas estava livre e recebendo aposentadoria. "Ainda não foi totalmente resolvido, mas está encaminhado. Foi o Dr. Francisco que fez apelação junto aos desembargadores. Ele é uma pessoa que vê todo mundo com a mesma simplicidade". Na próxima segunda-feira, 17, o caso sobre o assassinato será julgado pelo Tribunal amazonense.

O presidente da OAB Amazonas, Antonio Fábio Mendonça, também elogiou a administração do Procurador-Geral. "Fundamentado na valorização e na qualidade profissional dos Membros do Ministério Público, o Procurador-Geral Francisco Cruz, neste primeiro ano de labuta, mostrou com transparência que deve-se cumprir com os princípios básicos da legalidade, responsabilidade, moralidade, publicidade e eficiência, estando compromissado com a responsabilidade social e a manutenção permanente da lei que normatiza o Ministério Público. Merecendo aplausos de todos".

O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), César Mattar Jr., falou sobre a importância da relação entre o MP-AM, as Associações Nacional e Estadual (AAMP). “Tive o privilégio de entrar em contato, pela primeira vez, o Dr. Francisco Cruz, quando de sua nomeação para o cargo de Procurador-Geral de Justiça. Fiz questão de, pela CONAMP, aliado a Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), comparecer à solenidade de posse do novo PGJ. Então, estabelecemos laço de amizade e de cooperação no sentido de que essa tríade PGJ/AM, CONAMP e AAMP pudesse, em união, continuar a zelar pelos ideais da classe e da instituição, no Amazonas e no Brasil. E assim tem ocorrido".

Para a Associação dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas, representado pelo servidor João Victor Tayah, a gestão atual trouxe benefícios aos servidores, mas ainda precisa de avanços. "Essa administração tem alcançado muitos avanços, especialmente no que tange aos pleitos apresentados pela categoria. Temos respostas em tempo razoável. Outro ponto importante foi o aumento retroativo dos vencimentos no percentual. Mas ainda existem algumas práticas que prejudicam a democracia interna da instituição, como pleitos com resposta pendente há muito tempo, a criação do banco de horas e a solução para os devios de função", disse.