Semana de Conciliação movimenta Judiciário

 De acordo com os primeiros resultados, população adere ao chamado do Judiciário e a conciliação vem sendo feita de forma muito satisfatória, obtendo um crescimento de 40% de 2009 para 2010


 A conciliação é o marco dos Juizados Especiais, criados para resolver, gratuitamente, causas consideradas simples. São orientados pelos critérios da simplicidade, informalidade, rapidez e economia processual, buscando sempre a conciliação entre as partes. A análise é da desembargadora Graça Figueiredo, coordenadora dos Juizados Especiais.

Para ela a conciliação representa a pacificação social, porque sem conciliar as partes não têm tranquilidade, vivem em clima de tensão e não tiram o litígio da cabeça. “Eu considero o processo como se fosse uma doença da alma, porque você não fica bom, não se resolve. E com a conciliação todos saem satisfeitos e com seu problema resolvido”, comentou a desembargadora, observando que existem três fóruns dos Juizados Especiais em Manaus de para transações penais e conciliação na área cível”.

De acordo com a desembargadora, a população está aderindo ao chamado do Judiciário e a conciliação vem sendo feita de forma muito satisfatória, obtendo um crescimento de 40% de 2009 para 2010. "Essa é a principal razão da eficácia dos Juizados. Isto é, permite que a maioria dos casos sejam resolvidos já na primeira audiência".

Graça Figueiredo disse ainda que era motivo de satisfação estar fazendo mais uma vez, com a direção do Tribunal, a abertura da Semana Nacional da Conciliação dos Juizados Especiais. “Nós fazemos a conciliação todos os dias porque ela é uma das bandeiras do Juizado Especial: conciliação, celeridade, a gratuidade. E por conta disso nós estamos hoje envolvidos nesta campanha. Exorto todos os funcionários, secretários, conciliadores, juízes para que recebam as partes com a maior humanidade e tentem de todas as formas resolver o litígio”, disse Graça.

"Conciliar é muito melhor do que ficar com o processo pendente. Nós estamos auxiliando a Justiça Ordinária que tem 3.092 audiências agendadas para essa semana. Só aqui no Mário Verçosa nós faremos, se Deus quiser, mais ou menos 1.800 audiências de conciliação, e nos outros fóruns uma faixa de 600, 500 e 400 conciliações, tendo um total de quase 3.092 conciliações previstas para esta semana. E pode ser até que haja mais", conclui.