Concurso vai escolher a logomarca do Memorial do MP-AM

 Já estão disponíveis no site do MP-AM, as 3 logomarcas concorrentes. A escolhida pelo público vai ser utilizada no  "Programa Institucional de Resgate e Preservação da Memória do Ministério Público do Estado do Amazonas", que tem como objetivo aproximar o Ministério Público amazonense da sociedade, disponibilizando informações sobre sua história e sua trajetória, destacando suas funções e sua atuação como defensor dos interesses da sociedade. A votação vai até o dia 15 de janeiro no site do MP-AM. Membros, servidores, aposentados e o público em geral, vão poder escolher a logamarca de sua preferência.

O propósito é resgatar, conservar e divulgar suportes de informação (testemunhos materiais e imateriais) sobre a trajetória histórica do MP-AM. No documento, é destacado o interesse atual da sociedade e de pesquisadores, após a redemocratização do país, em conhecer a história de instituições importantes na condução dos negócios públicos, no caso, o Ministério Público. A proposta de resgate da memória segue modelos desenvolvidos em outros MPs brasileiros, como o MP de Rondônia, de Alagoas e do Rio Grande do Sul. Outro objetivo do programa é a possibilidade de construir um marco identitário do órgão e desenvolver um canal permanente de diálogo com a classe estudantil.

Para o programa, foi criada uma Comissão Especial composta por membros e servidores do MP-AM, com os Promotores de Justiça João Gaspar Rodrigues, que é coordenador do programa, Nasser Abrahim Nasser Netto, Lucíola Honório Valois e Antônio José Mancilha; e as servidoras Vânia Lúcia Hounsell, que é arquivista, e Lourinéia Reis Sant'Anna. Especialistas na área de arquivologia, jornalismo, história e biblioteconomia também vão integrar a equipe, isso através de parcerias e termos de cooperação técnica com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), as Secretarias estaduais de Cultura e Administração, o Arquivo Público do Amazonas e Imprensa Oficial do Estado.

Dentre as atividades do programa estão a coleta de documentos e objetos com valor histórico, a higienização do material reunido, a conversão de documentos impressos em formato digital, a organização e classificação do material, a implantação dos projetos de Memória Oral e Fotográfica e o estabelecimento de espaço físico com padrão museológico - e com a elaboração de um plano museográfico - para a exposição do Memorial do MP-AM, produto final do programa de resgate da memória.

Todo o acervo do Memorial será composto por doações e também coletas realizadas nas unidades administrativas e funcionais do MP em todos os municípios do Estado, e em outros órgãos públicos e privados. Nas atividades do Memorial, além do espaço aberto à visitação pública, também estão incluídos o Programa de Exposição Temporária, o Espaço Cultural com promoção de eventos, e o Programa permanente de pesquisas e publicações. Conforme o cronograma, a estimativa é que o programa seja executado em dois anos.

Desde o mês de outubro de 2011, a Comissão Especial do programa já se reuniu diversas vezes com representantes das instituições parcerias do MP, como o Secretário Estadual de Cultura, Robério Braga, a Chefe do Arquivo Geral do Amazonas, Ana Holanda Gonçalves, a Reitora da UFAM, Márcia Pelares, o Pró-reitor de Extensão e Interiorização da UFAM, Prof. Luiz Frederico Mendes Arruda e o diretor do Museu Amazônico da UFAM, na época, Sérgio Ivan Gil Braga.

Para o coordenador do Programa, Promotor João Gaspar, "o programa, além de contar com o integral apoio do Procurador-Geral de Justiça, conta com uma equipe dedicada e com parceiros externos que se revelam fundamentais, como a Secretaria de Cultura do Estado, que vem convertendo os documentos impressos em formato digital numa velocidade impressionante, e a UFAM, que está prestes a elaborar um programa de extensão específico para o programa ministerial. Há, portanto, um ambiente cooperativo extremamente favorável ao êxito do projeto", afirmou.