Novo Airão: MP-AM realiza reunião para discutir elaboração de projeto executivo

Foi realizada no último dia 06 de dezembro, na 18ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (Prodemaph), localizada na sede da Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas, reunião para discutir a elaboração do projeto executivo de construção do aterro sanitário, galpão de triagem e coleta seletiva do município de Novo Airão.

Representando o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), o Promotor de Justiça titular do município, João Gaspar Rodrigues, representando a Associação Amazonense de Municípios (AAM) estavam presentes Rute Ferreira Lima e Rui Moura Bananeira, o município estava representado pelo Secretário de Finanças Luiz Mourão Filho, pelo Engenheiro Civil Jhames Rocha Medeiros e pelo Secretário de Meio Ambiente Mário Jorge Carmim. A reunião também contou com a presença do Superintendente Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Rômulo Henrique da Cruz.

O encontro teve a finalidade de discutir e buscar possíveis parceiros para viabilizar financeiramente a elaboração do projeto, inicialmente orçado no valor de R$ 300 mil, e que após estudos elaborados por técnicos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), teve uma redução no valor, chegando à R$ 150 mil. A Funasa disponibilizou ao município um engenheiro para ajudar na elaboração do projeto, para que o mesmo obedeça as normas técnicas exigidas pelo edital da Fundação, que na implantação e construção poderá ajudar financeiramente.

Apesar de reconhecer a dificuldade de viabilizar a elaboração do projeto, os representantes do município irão levar os novos valores ao prefeito de Novo Airão, para que possa haver avanço nas negociações. “Esse é um projeto que abre um leque de possibilidades para o município, até mesmo de empreendedorismo”, destacou o Promotor de Justiça João Gaspar.

A próxima reunião está agendada para o dia 10 de janeiro, às 10h, na sede da Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas. Nesta, será definido se o município irá arcar com a elaboração do projeto, e os prazos para entrega serão definidos.