Novo Airão: MP-AM realiza 17ª reunião do projeto “Lixo Amigo”.

A 17ª reunião do projeto “Lixo Amigo”, que mobiliza a comunidade do município de Novo Airão, no interior do estado, foi realizada nesta quarta-feira, dia 10 de janeiro, na sala da 18ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (Prodemaph),  na sede do MP-AM. Participaram de reunião o Promotor de Justiça titular de Novo Airão, João Gaspar Rodrigues, o assessor especial do município, Luiz Mourão Filho, o secretário de Meio Ambiente, Mário Jorge Carmim e o professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Elias Simão Assayag.

O encontro teve como objetivo acertar os últimos detalhes para a elaboração do projeto executivo de construção do aterro sanitário, galpão de triagem e coleta seletiva do município de Novo Airão. “Estamos na fase conclusiva, é o afunilamento do processo”, comentou Luiz Mourão.

A proposta de elaboração do projeto executivo feito pela UFAM, orçado no valor de R$ 150 mil, foi aceita pela prefeitura de Novo Airão. “Entraremos agora na fase de negociação dos setores de contratos e convênios entre o município e da UFAM”, declarou Assayag.

Faltando poucos detalhes a serem acertados, como prazos de entrega e cláusulas contratuais, haverá uma reunião no próximo dia 17 de janeiro, entre representantes da prefeitura de Novo Airão e a professora Tatiana Libório, da Pró-Reitoria de Extensão da UFAM, para a assinatura do contrato para a elaboração do projeto.

Após um ano e dois meses de reuniões e encontros, o Promotor de Justiça demonstrou satisfação com a conclusão do projeto. “Esse é um momento histórico para a cidade de Novo Airão, faltam apenas detalhes para o acerto”.