Manaus terá atividades voltadas para a conscientização sobre o Autismo. MP-AM apóia o projeto.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, será celebrado em Manaus com palestras, missas e o lançamento da 3ª Edição da Revista Autismo e do livro "Autismo - Não espere, aja logo".

A semana de atividades tem como objetivo levar à população informações sobre o tema e orientar familiares para que crianças e jovens, dentro do espectro do Autismo, não permaneçam sem diagnóstico e sem acompanhamento especializado.

De acordo com organizadores do evento, as atividades da 'Programação Azul' começaram na última segunda-feira (26), no auditório da Prefeitura de Manaus, com a palestra do jornalista Francisco Paiva Jr., quando foi lançado a 3ª edição da Revista Autismo e o livro "Autismo - Não espere, aja logo".

 

Casos

O Brasil não tem estatística sobre o autismo, mas nos Estados Unidos e Europa já se fala sobre a maior epidemia do mundo, saltando de um caso a cada 2.500 pessoas na década de 1990, para o número assustador atual de uma pessoa com autismo a cada 120.

Estimou-se em 2007 que no Brasil, país com uma população de cerca de 190 milhões de pessoas naquele ano, havia cerca de 1 milhão de casos de autismo, segundo o Projeto Autismo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo.

No mundo, há mais de 35 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

 

Programação

01/04 - 19h - Missa na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Parque Dez (próximo à Cachaçaria do Dedé)

02/04 - 8h - Missa promovida pelo AMA-AM - Igreja N. S. de Nazaré (com a participação dos alunos da Escola André Vidal)

02/04 - 09h - Tribunal na Câmara Municipal de Manaus

02/04 - 19h - Auditório do Colégio Dom Bosco - Av. Epaminondas, 57 – Centro – 600 lugares Palestra sobre Avaliação Escolar e Autismo - com a psicóloga Milena Derze Marques.