Anamã: enchente não impede funcionamento do MP-AM no município

Anam_enchente_no_impede_funcionamento_do_MP-AM_no_municpio_1
O atendimento é mantido após a construção de "maromba" no prédio da Promotoria

Devido ao aumento do nível dos rios e à enchente, que vem atingindo diversas localidades no Estado do Amazonas, foram construídas "marombas" para levantar o assoalho do prédio onde funciona a Promotoria de Justiça do Ministério Público no município de Anamã. As marombas, comuns na região amazônica, são estruturas de madeira construídas para elevar o piso de edificações durante o período da cheia dos rios.

Segundo o Promotor de Justiça João Ribeiro Guimarães Netto, titular da Comarca Anamã, a Internet está funcionando de forma precária e a Promotoria está utilizando a conexão do Cartório Eleitoral, que também teve seu prédio alagado. "Mesmo assim estamos funcionando normalmente, visto que hoje (ontem) é o último dia para a transferência e o alistamento eleitoral. Durante a fiscalização do MP Eleitoral, tudo estava funcionou dentro da normalidade, apesar de ser o prazo final", informou o Promotor.

Anam_enchente_no_impede_funcionamento_do_MP-AM_no_municpio_3
A cidade de Anamã está alagada devido à cheia na região

Serviço público

O programa de Rádio produzido e apresentado pelo Promotor João Guimarães, o "Fala Promotor", teve uma edição para tratar sobre o problema das enchentes em Anamã, onde o Batalhão de Polícia de Manacapuru, município vizinho, reafirmou o propósito de reforçar o policiamento fluvial nas vias públicas e de promover conscientização nos moradores sobre a condução segura de pequenas embarcações pelas ruas da cidade.

"Com essa enchente, é necessário uma conscientização das pessoas que conduzem 'voadeiras' e 'rabetas'", justificou João Guimarães. De acordo com ele, um acidente envolvendo duas embarcações ocorreu recentemente no município. Ao final do "Fala Promotor", também foi levantado o problema do lixo jogado nas ruas, que causam danos ao meio ambiente. "Estamos desenvolvendo um grande trabalho de conscientização para sanar esses problemas", finalizou o Promotor.