MP do Amazonas presente no Dia de Luta Contra a Violência ao Idoso

Eleito como uma data mundial de luta contra a violência à pessoa idosa, o dia 15 de junho é marcado por diversas atividades promovidas em todo o Brasil com o intuito de sensibilizar, política e socialmente, a sociedade civil da existência da violência contra a pessoa idosa, construindo também a ideia de não aceitar a agressão como algo normal e apresentando formas de prevenção.

Situações em que idosos são agredidos verbalmente e fisicamente acontecem em todos os Estados do país, e, em sua maioria, ocorrem dentro da própria casa da vítima, onde os principais agressores são os familiares. No Amazonas, o Conselho Estadual do Idoso lidera as ações que oportunizam a autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, implementando e ampliando uma rede de cobertura dos serviços e programas de atenção à população idosa.

Anualmente, gestores públicos e sociedade civil organizada realizam programações pertinentes a esse tema, com o propósito de levar ao conhecimento dos idosos sobre seus direitos e deveres, informando-os sobre o trabalho promovido pelos os órgãos de proteção e defesa, como Ministério Público do Amazonas, a Delegacia Estadual do Idoso e as secretarias públicas, e estimulando à todos a denunciar casos de maus-tratos e violência contra o idoso.

Dentre diversas atividades realizadas nesse dia 15, acontecerá, a partir das 7 da manhã, uma caminhada alusiva do Dia Mundial de Conscientização, saindo da rotatória do bairro Tancredo Neves até o final da rua Itaúba, no mesmo bairro, e também em frente ao Centro Padre Pedro Vignola até o Terminal de Ônibus da Cidade Nova (T3). A partir das 8 horas, no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Dr. André Araújo, na Avenida Camapuã nº 108, também na Cidade Nova, ocorrerão atividades educativas, apresentações teatrais e palestras.

Às 9 horas, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa, haverá abordagem, panfletagem e orientações sobre o combate a violência contra o idoso. Também nessa sexta, um grupo de Promotores de Justiça do MP-AM estará no Terminal de Ônibus da Cidade Nova, o T3. Eles irão orientar a população sobre os direitos da pessoa idosa e informar como denunciar as agressões. Dentre os membros do MP que estarão presentes na ação, estão os Promotores de Justiça Mirtil Fernandes e Delisa Olívia, respectivamente da 56ª e 59ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão (Prodedics), e a Procuradora de Justiça Maria de José Aquino, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Patrimônio Público, Direitos Constitucionais do Cidadão e Consumidor (CAO-PDC).

Órgãos de defesa dos direitos da pessoa idosa:

- Ministério Público do Amazonas: (92) 3655-0715 / 0800-092-0500
- Conselho Estadual do Idoso: (92) 3878-6087
- Delegacia Estadual do Idoso: (92) 3214-5800 / 5801
- Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa: (92) 3878-0200 / 0204
- Secretarias de Assistêcia Social dos municípios
- Delegacias Municipais
- Núcleos do Ministério Público e da Defensoria Pública nos municípios