Eleições 2012: MP-AM registra 98 denúncias de crimes eleitorais no primeiro turno das eleições

CAP_07-10-12_Eleies_2012
Uma equipe de servidores atendeu as denúncias da população durante o domingo de eleição em Manaus

Na Central de Atendimento ao Público (CAP) do Ministério Público do Amazonas, uma equipe de servidores ficou à disposição, desde às 8 da manhã,  para registrar denúncias de eleitores, por meio do 0800-092-500. Até às 17 horas,  houve o registro de 98 denúncias, na capital e no interior. O atendimento no CAP  foi coordenado pela Promotora de Justiça Silvana Cabral, que ficou satisfeita com o trabalho realizado. As denúncias, após recebidas, foram encaminhadas aos Promotores das zonas eleitorais para apuração e, dependendo do caso, para a Polícia Militar e Polícia Federal.

A propaganda irregular, principalmente com distribuição de "santinhos",  liderou a lista de denúncias. Foram 21 telefonemas dando conta do crime eleitoral. A compra de votos veio em seguida, com 21 denúncias. A realização de transporte ilegal de eleitores também foi apurada após o registro de 15 denúncias encaminhadas ao CAP. Também houve registro de defeitos nas urnas eletrônicas (07), venda de bebida alcoólica (02), falta de policiamento (03), coação de eleitores por parte de candidatos (02), conduta agressiva de fiscais  (01) e retenção de títulos (01).

O 0800-092-500 também foi utilizado para fornecer informações ao eleitor. Muitos tiraram dúvidas sobre o local de votação, telefones de contato do TRE e até de como deveriam estar vestidos para votar.

Dos 98 casos registrados pelo CAP, 10 ocorreram no interior do Amazonas. As denúncias chegaram dos municípios de Parintins, Iranduba, Itacoatiara, Borba e Guajará. O CAP também estará atuando no segundo turno das eleições.