MP-AM presente no segundo turno das eleições

O Ministério Público também estará presente fiscalizando o segundo turno das eleições em Manaus, a exemplo do que aconteceu no primeiro. No total, 13 Promotores foram designados para trabalhar nas zonas eleitorais. A Promotora de Justiça Silvana Nobre Cabral atuará junto ao Gabinete de Gestão Integrada, representando o Procurador Geral de Justiça, Francisco Cruz.

Qualquer irregularidade pode ser denunciada diretamente à Central de Atendimento ao Público (CAP) do Ministério Público do Amazonas, onde uma equipe de servidores ficara novamente à disposição, desde às 8 da manhã até às 17 horas,  para registrar denúncias, por meio do 0800-092-0500. Após registradas, as ocorrências serão encaminhadas diretamente ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias  Eleitorais (CAO-PE), responsável pela coordenação dos trabalhos eleitorais do MP-AM e que tem como titular o Promotor de Justiça Jorge Wilson Cavalcante. Os casos serão investigados imediatamente pelos Promotores responsáveis pelas zonas eleitorais.

Números do primeiro turno

O CAP registrou no primeiro turno das eleições 98 denúncias, na capital e no interior. A propaganda irregular, principalmente com distribuição de "santinhos",  liderou a lista de denúncias. Foram 21 telefonemas dando conta do crime eleitoral. A compra de votos veio em seguida, com 21 denúncias. A realização de transporte ilegal de eleitores também foi apurada após o registro de 15 denúncias encaminhadas ao CAP. Também houve registro de defeitos nas urnas eletrônicas (07), venda de bebida alcoólica (02), falta de policiamento (03), coação de eleitores por parte de candidatos (02), conduta agressiva de fiscais  (01) e retenção de títulos (01).

O 0800-092-500 também foi utilizado para fornecer informações ao eleitor. Muitos tiraram dúvidas sobre o local de votação, telefones de contato do TRE e até de como deveriam estar vestidos para votar.

Dos 98 casos registrados pelo CAP, 10 ocorreram no interior do Amazonas. As denúncias chegaram dos municípios de Parintins, Iranduba, Itacoatiara, Borba e Guajará. O CAP também estará atuando no segundo turno das eleições.