Promotoria de Tefé proibe funcionamento de matadouro

Em atuação conjunta das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Tefé, titularizadas pelo Promotores de Justiça Roberto Nogueira e Márcio Pereira de Mello, respectivamente, foi determinada a imediata interrupção das atividades de 02 (dois) matadouros clandestinos de bovinos na cidade de Tefé.

Os Promotores de Justiça constataram o sofrimento a que eram submetidos os animais no momento do abate e a poluição que vinha sendo provocada, já que as vísceras e o sangue dos animais eram jogados no Rio Tefé, tendo-se requisitado inquérito policial para apuração de crimes ambientais. Além disso, havia manipulação e transporte inadequado da carne, sem as devidas condições de higiene, sujeitando a população a riscos de doenças tais como tuberculose, brucelose, leptospirose, cisticercose, listeriose, verminose, além de infecções por Escherichia Coli e salmonela.

Na cidade de Tefé existe um único matadouro particular licenciado pelo IPAAM, não havendo matadouro público, e a orientação dos Promotores de Justiça é que todo o gado bovino destinado a consumo no Município deva ser encaminhado para abate nesse Matadouro, pelo que não haverá risco de desabastecimento de carne no Município.

Os Promotores de Justiça também adotarão medidas no Inquérito Civil Público nº 002/2012 - 2ª PJTF, instaurado para apurar o caso, no sentido que o Município de Tefé realize efetivamente a inspeção de toda a carne fornecida na cidade, visando garantir a saúde da população e direito dos consumidores.