MP-AM dá início à implantação do sistema eletrônico de informação - SEI

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Acabou o papel! Esse é um dos lemas do Sistema Eletrônico de Informações - SEI, solução desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região – TRF4 para gerenciar a área administrativa e que permite transferir toda a gestão de documentos e processos administrativos para um ambiente virtual. Dessa forma a tramitação de expedientes, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento, é totalmente realizada por meio eletrônico.
O SEI está sendo adotado por várias instituições públicas, tais como: Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG, Tribunal Regional Federal da 3ª Região – TRF3 -, Comissão de Valores Mobiliários – CVM, Defensoria Pública da União - DPU e Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS.

Acompanhando este movimento nacional de modernização da gestão pública, e visando a adoção das melhores práticas de gestão, garantindo assim  eficiência e eficácia no serviço prestado à sociedade, o Ministério Público do Estado do Amazonas, por meio do seu Procurador-Geral de Justiça, Francisco Cruz, celebrou um Termo de Cooperação Técnica com o TRF4 para utilizar o referido sistema, e substituir de forma gradual os processos administrativos hoje físicos, ou seja, em papel, pelo virtual.

A implantação do sistema no âmbito do MP-AM já possui uma estratégia definida: será iniciada pelos processos administrativos que tratam da gestão de pessoas, como por exemplo o abono de faltas e a compensação de horário. Estes procedimentos foram escolhidos por possuírem alta demanda, tramitações similares e de rápida definição. Após o treinamento e familiarização inicial dos usuários com o sistema, serão incluídos gradativamente outros tipos de processos.

O cronograma de implantação do sistema, foi elaborado pela Divisão de Movimentação de Processos e Expedientes – DIMPE, unidade responsável pela gestão do SEI, sob a Chefia da Servidora Karen Brandão Pontes em parceria com a Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação – DTIC  e com o Servidor Marlon André Bernardo, Agente Técnico – Administrador, e ratificado pela Diretora de Administração, Vívian da Silva Donato Lopes e pela Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Promotora de Justiça Lucíola Honório de Valois Coêlho da Silva.