Procurador-Geral e Subprocurador vão a Coari

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas, Carlos Fábio Braga Monteiro, acompanhado do Subprocurador-Geral para Assuntos Administrativos, Jefferson das Neves Carvalho, chegam, na manhã desta quarta-feira, dia 15 de abril de 2015, a Coari, com sede localizada a 362,84 quilômetros de Manaus, com a finalidade de verificar a situação do município que, num espaço de um pouco mais de um ano, já teve seis prefeitos.

A troca de administradores em Coari tem gerado um clima de instabilidade social, judicial e administrativa na cidade, afirma o Procurador-Geral. Os atrasos frequentes nos pagamentos de salários dos servidores municipais, que acabam sendo responsáveis por parte do movimento econômico da cidade, é uma dos problemas criados pelo troca-troca de prefeitos e foi um dos motivos alegados por um grupo de pessoas que, em janeiro deste ano, causaram destruição do patrimônio público e privado.

Conforme Fábio Monteiro, ele e o Subprocurador-Geral Jefferson Carvalho, devem conversar, na cidade, com lideranças políticas, com vereadores e com o prefeito Iranilson Medeiros. “Queremos saber como está a cidade, se o pagamento dos salários dos servidores está em dias, voltar a dar suporte ao Promotor de Justiça Felipe da Fish, lotado na Comarca de Coari. Até hoje, o Promotor recebe pessoas, de um grupo ou outro de profissionais, reclamando que o acordo feito com eles não está sendo cumprido. Por exemplo, os catraieiros, responsáveis por transportar crianças da zona rural para ir à aula na cidade. Volta e meia sabemos que alguém está sem receber”, afirmou o Procurador-Geral, que disse ainda que Coari não está só. "Vamos ver com o Promotor como estão os procedimentos na Promotoria, sempre com o objetivo de trabalhar previamente", acrescentou o PGJ.

A previsão é que os dois Procuradores fiquem em Coari até esta quinta-feira, dia 16 de abril de 2015.