PGJ participa de lançamento de pedra fundamental de novo fórum

PGJ Pedra Fundamental TJAM

O Procurador-Geral de Justiça, Carlos Fábio Braga Monteiro, participou, ontem, da cerimônia de lançamento da pedra fundamental das obras de instalação do novo Fórum Cível Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcellos, na área onde hoje está localizado o estacionamento de servidores do Fórum de Justiça Desembargador Henoch Reis, no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul.

O lançamento da pedra fundamental do novo fórum foi realizado pela Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Desembargadora Maria das Graças Figueiredo e contou, ainda, com a presença do vice-presidente do TJAM, desembargador Aristóteles Thury; da presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Desembargadora Socorro Guedes e dos Desembargadores Sabino Marques e Raphael Romano. Também prestigiaram a solenidade, as magistradas Etelvina Braga, Joana Meirelles e Lia Guedes, o magistrado Marcos Santos Maciel, além do secretário-geral do tribunal, José Pacífico.

DSC09218

O novo prédio, cuja obra foi iniciada, contará com oito andares e espaço para 56 varas. Além disso, disponibilizará sala para o Ministério Público, sala da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM), Defensoria Pública, Contadoria, recepção, diretoria do fórum, gabinetes de juízes, secretaria e sala de audiências. Também haverá, no local, um edifício garagem de cinco pavimentos e cobertura. Cada pavimento comportará 37 vagas para carros, totalizando 222 vagas.

A desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcellos, que dá nome ao novo fórum, nasceu no dia 18 de julho de 1948 e ingressou como magistrada no TJAM em setembro de 1979, por meio de concurso público e dedicou 36 anos de vida ao Judiciário do Amazonas. Após sua posse, a então juíza respondeu pelas comarcas de Novo Aripuanã e Urucurituba, onde permaneceu até 1991, sendo transferida para a capital, onde atuou na 4ª Vara Criminal e na 1ª Vara da Fazendo Pública, sendo promovida ao cargo de desembargadora por merecimento. Sua posse foi em 2 de julho de 2009. A magistrada faleceu no dia 21 de abril de 2010, aos 61 anos, atuando, então, como desembargadora por apenas nove meses.