Procurador-Geral de Justiça visita locais de votação da capital

Ministério Público Estadual disponibiliza disque-denúncia para as eleições 2010

O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Amazonas, Dr. Otávio de Souza Gomes, dará total apoio aos Promotores Eleitorais do Estado, no próximo domingo, 03 de outubro, e inclusive, percorrerá os principais locais de votação. Com os Promotores Eleitorais dos 61 municípios do interior do Estado, o contato imediato se dará por telefone celular. A Assessoria de Segurança Institucional do MP também trabalhará no pleito com todo o efetivo disponível.

“Disponibilizaremos todos os nossos policiais militares para atividade de segurança pessoal dos Membros envolvidos no pleito, tanto os das zonas eleitorais da capital quanto os promotores que ficarem no centro de triagem montado na Arena Amadeu Teixeira. Um outro efetivo ficará de sobreaviso no edifício-sede para pronto emprego”, explicou o Tenente-Coronel David Brandão, chefe da Assessoria de Segurança Institucional do MP.

Um Centro de Comando e Controle que será montado na sede do Centro Integrado de Operações de Segurança – CIOPS – foi definido durante reunião do Grupo de Gestão Integrada (GGI), realizada no dia 23 de setembro, com objetivo de tornar a atuação de segurança nas eleições mais eficiente. O Secretário-Geral do Ministério Público, Dr. Reinaldo Lima, é quem representará a instituição no CIOPS para contribuir com os outros órgãos na tomada de decisões.

O Ministério Público, como defensor da sociedade e fiscal do cumprimento da lei, também disponibilizará o disque-denúncia gratuito, já conhecido da comunidade (0800-092-0500), para os eleitores que quiserem denunciar possíveis crimes eleitorais.

No domingo, o disque-denúncia do MP, que funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, estará em operação no horário das 07h às 17h, com uma equipe de oito pessoas e quatro pontos de atendimento para melhor atender a sociedade.

De acordo com Dorothy Souza, responsável pela central de denúncias, a média de atendimentos, a cada eleição, é em torno de 400 a 500 denúncias. “Nós recebemos a denúncia, fazemos a triagem e a novidade é que, além de enviarmos ao promotor eleitoral da área, também enviaremos a denúncia ao Comando Geral da eleição no Amazonas, que será montado no CIOPS”, explicou Dorothy.

O disque-denúncia por telefone representa 3% do total de registros que o MP recebe diariamente. O cidadão ainda pode utilizar o denúncia online, que registra 4,41% das denúncias recebidas.

O denúncia online é um link disponível na página inicial do site do Ministério Público. Para registrar a denúncia, basta clicar no ícone. Todos os dados são obrigatórios.