Reunião de Promotores eleitorais acerta últimos detalhes para o trabalho no pleito

Promotores eleitorais em reunião

Os 13 Promotores Eleitorais se reuniram nesta quinta-feira, 30, para acertar os últimos detalhes do funcionamento da força-tarefa que vai fiscalizar todas as Zonas Eleitorais da capital no dia da Eleição. 

O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Amazonas, Dr. Otávio de Souza Gomes, dará total apoio aos Promotores Eleitorais do Estado e inclusive percorrerá os principais locais de votação. Com os Promotores Eleitorais dos 61 municípios do interior, o contato imediato se dará por telefone celular. A Assessoria de Segurança Institucional do MP também trabalhará no pleito com todo o efetivo disponível.

De acordo com o Secretário-Geral do Ministério Público, Dr. Reinaldo Lima, os promotores eleitorais vão receber camisetas, para identificar a instituição, chips de telefone celular, para facilitar a comunicação entre as autoridades e ainda será disponibilizado um mapa para a localização mais precisa de cada zona.

Além disso, os promotores vão ter viaturas disponíveis para locomoção pelas sessões de sua zona que sairão de dois pontos de partida: um na sede do MP, e outro no anexo. Cada promotor, ainda, terá o auxílio de um policial militar, que vai fazer sua segurança.

“Disponibilizaremos todos os nossos policiais militares para atividade de segurança pessoal dos Membros envolvidos no pleito, tanto os das zonas eleitorais da capital quanto os promotores que ficarem no centro de triagem montado na Arena Amadeu Teixeira. Um outro efetivo ficará de sobreaviso no edifício-sede para pronto emprego”, explicou o Tenente-Coronel David Brandão, chefe da Assessoria de Segurança Institucional do MP.

O Secretário-Geral reiterou, também, que enquanto os promotores estiverem nas ruas, na sede do MP estará funcionando a central de denúncias, sob a coordenação da Diretora-Geral, Adelina Parente.

Neste caso, à medida que a central receber denúncias, estas serão repassadas, imediatamente, para o promotor responsável fazer a constatação dos fatos e tomar as providências necessárias.

O disque-denúncia, que funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, estará em operação no domingo das 07h às 17h, com uma equipe de oito pessoas e quatro pontos de atendimento para melhor atender a sociedade.

Outra medida providenciada foi montagem de um Centro de Comando e Controle no Centro Integrado de Operações de Segurança – CIOPS – com objetivo de tornar a atuação de segurança nas eleições mais eficiente. O Secretário-Geral do Ministério Público, Dr. Reinaldo Lima, é quem representará a instituição no CIOPS para contribuir com os outros órgãos na tomada de decisões.