Encerramento do Setembro Amarelo debate propostas de apoio à saúde mental no MPAM

WhatsApp Image 2019-09-23 at 17.14.37

A programação do Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio no Ministério Público do Amazonas foi encerrada nesta segunda-feira, 23/09, no Plenário Antônio Trindade, com a proposição de medidas para promover a saúde mental no ambiente de trabalho do órgão ministerial, a partir da compreensão dos fatores que levam o indivíduo a atentar contra a própria vida. A roda de conversa foi mediada pelo Diretor-Geral do MPAM, José Alberto Machado, reunindo diretores, chefes e servidores da instituição.

“Nosso objetivo é garantir o melhor aproveitamento das manifestações sobre o tema, na expectativa de identificar medidas factíveis, que possam ser colocadas em prática, para reduzir os fatores que levam ao adoecimento por meio de atividades, projetos e programas que promovam satisfação e bem-estar no ambiente de trabalho”, declarou José Alberto Machado.

Com base nas informações colhidas nas palestras sobre mitos e verdades sobre o suicídio, regulação emocional e suicídio infantil, a conversa versou sobre o estresse decorrente do trabalho, buscando suscitar propostas que influenciem positivamente as condições do ambiente de atuação profissional, que, no caso do MPAM, corresponde um 1/3 do tempo diário do indivíduo. As sugestões foram registradas e, segundo o chefe da DRH, Marlon Mendes Bernardo, serão aproveitadas na formulação de projeto e programas voltados à melhoria do clima organizacional.

“O apoio à saúde mental é uma das principais estratégias do MP para mudar a perspectiva sobre o ambiente de trabalho. Por isso, a Divisão de Recursos Humanos quer expandir as ações nesta temática, trazendo o conhecimento necessário mediante a realização de palestras com especialistas e criando espaços de fala e escuta por meio de rodas de conversa ou de outras dinâmicas que levem ao alcance desse objetivo”, observou Marlon Bernardo.

Texto: Milene Miranda