MPAM discute saúde mental entre membros e servidores

PALESTRA SAÚDE MENTAL 2 f71cf

O Ministério Púbico do Amazonas (MPAM) por intermédio da Divisão de Recursos Humanos (DRH) realizou nesta quarta-feira, 9/10, palestra sobre saúde mental, no auditório do Colégio de Procuradores, sede do órgão, para membros e servidores.

A DRH identificou que, a cada 10 afastamentos de servidores, 4 estão relacionados à saúde mental e por isso está trazendo para falar sobre o assunto, especialistas que estão desmitificando o tema e aproximando dos participantes medidas de prevenção aos problemas que decorrem, principalmente, do estresse.

"Nós optamos por priorizar as ações de saúde e qualidade de vida nessa área tão importante. Contudo, é importante ressaltar que um dos principais obstáculos para o tratamento dessas doenças (ansiedade, depressão, transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia etc.) é justamente o preconceito que ainda perdura", disse o chefe da DRH Marlon Bernardo.

 PALESTRA SAÚDE MENTAL 3 20245

Na palestra desta quarta-feira, a psicóloga Luziane Costa, que é uma das referências em saúde mental da nossa cidade, falou sobre o assunto e levantou situações que podem ser evitadas e que acabam se transformando em problemas de saúde de forma doméstica e no trabalho também.

"Falar de saúde mental não é fácil, no sentido de ainda existe muito tabu, ainda é muito marcado por estigmas sociais desde a própria definição de mente e definição de saúde. Se nós começarmos a falar mais e mais e ter esses espaços importantíssimos para falar sobre a temática nós podemos ter estratégias inclusive intersetoriais para ligar a rede e fortalecer", pontuou a psicóloga Luziane Costa e finalizou a fala afirmando "Se tem vida, tem jeito".

A palestra também lembrou o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no em 10 de outubro, como forma de enfrentamento desse obstáculo com Informação e olhar humanizado.

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior – ASCOM MPAM
Fotos: Mariana Lima – ASCOM MPAM