MPAM representado na visita do DEPEN ao sistema prisional de SC

CHRISTIANNE CORREIA 2 4226b

Os Complexos Penitenciários de Chapecó e Curitibanos, respectivamente nos dias 25 e 26 de novembro, foram escolhidos para a realização da 5ª visita técnica realizada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) a Santa Catarina. A visita foi acompanhada por autoridades de 15 estados e do Distrito Federal ao sistema de atividade laboral em funcionamento no estado.

A visita teve o slogan "Compartilhando boas práticas. Excelência em gestão no trabalho prisional". A Promotora de Justiça Christianne Corrêa, titular da 24ª Promotoria de Justiça de Execução Penal foi a representante do Ministério Público do Amazonas (MPAM), único MP da região Norte representado na visita. O Complexo penitenciário de Chapecó/ SC incluiu 4 unidades prisionais, onde atuam 13 empresas conveniadas. Nelas, funcionam 8 oficinas próprias, com cerca de 1.900 apenados, 830 trabalhando, que são dos regimes fechado e semiaberto. 46% dos apenados trabalham mas quando se observa o total de apenados que são aptos ao trabalho, esse percentual sobe pata 60%.

"Em curitibanos, visitamos duas unidades penais, uma do regime fechado e outra do regime semiaberto, ambas com 100% dos sentenciados exercendo atividade laborativa remunerada, desde atividades de bordado industrial, costura de roupas de uso pessoal e lençois, produção de mobília como sofás", informou a promotora de Justiça do MPAM, Christianne Corrêa.