MPDFT: Gaeco deflagra operação Gotemburgo contra fraudes em licitação

Desvios chegam a R$ 123 milhões em onze contratos com a SES

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPDFT), em conjunto com a Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Cecor/PCDF), deflagrou na manhã desta quinta - feira, 10 de setembro, a Operação Gotemburgo. São apurados crimes de fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro em processos de contratação das empresas Maquet e Med Lopes. Essas contratações foram conduzidas pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) nas gestões anteriores.

A investigação foi instaurada pelo MPDFT e conduzida pelo Gaeco. De forma simultânea, foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. A ordem judicial foi expedida pela 1ª Vara Criminal de Brasília. O prejuízo aos cofres públicos, decorrente do esquema de fraudes, é de cerca de R$ 123 milhões. O valor foi apurado em pelo menos 11 processos licitatórios da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

A investigação tornou-se possível a partir do compartilhamento judicial de provas obtidas no âmbito dos processos relacionados à atuação da força-tarefa da Lava-Jato no Estado do Rio de Janeiro. O esquema criminoso envolve a negociação de atas de registro de preço cadastradas pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia – INTO.

Matéria Original: Clique aqui