MPAM vai compor grupo de órgãos públicos em mutirão de atendimento a venezuelanos

reunião refugiados

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) vai participar de uma série de ações com o objetivo de atender a população de venezuelanos que migrou para Manaus nos últimos meses e se encontra enfrentando várias dificuldades, desde financeira até de dignidade. A medida foi confirmada em reunião, realizada, nesta terça-feira (10), na sede do MPAM, com a participação de representantes do Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Acnur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados) Manaus. Os órgãos federais convidaram o MPAM a compor a frente conjunta para atender os estrangeiros que se encontram em situação de necessidade o que vai desde falta de emprego até a ilegalidade pela não documentação de identificação.
O grupo de representante dos órgãos federais e internacionais foi recebido pela Procuradora-Geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Nascimento Albuquerque, acompanhada da Promotora de Justiça Wandete Oliveira Netto. A PGJ confirmou a participação do MPAM nas ações de atendimento a essa população de migrantes. A primeira ação será um mutirão de serviços no próximo sábado, dia 14, no Uai Shopping. A participação de órgãos do governo do Estado está prevista também. "Importante dizer que esse fluxo migratório traz uma série de demandas sociais que precisam ser enfrentadas. E o Ministério Público, como indutor de políticas públicas, assim como o MPF, a DPU, a DPE, pode buscar soluções para essas situações diversas que afligem essa clientela", avaliou Leda Mara.
A chefa do Ministério Público Estadual lembrou, também, que boa parte dessa população que veio da Venezuela é de indocumentados, ou seja, que não possui a documentação necessária para que estejam regularizados aqui. Casos de violência doméstica, abuso e exploração sexual também serão apurados, no atendimento direto aos venezuelanos, durante o mutirão.
Presente na reunião, a Procuradora da República Michele Corbi, defende que o trabalho conjunto entre os órgãos das diversas esferas seja efetivado. "É muito importante que a gente fortaleça essa nossa integração para que cada um, na sua seara de atuação, possa contribuir para que as políticas públicas e o acolhimento dessas pessoas, que chegam em situação de tanta vulnerabilidade, seja cada vez melhor", avalia a representante do MPF.
Os detalhes do mutirão ainda serão definidos, no decorrer da semana, mas um dos atendimentos que está confirmado é a expedição de documentos. Segundo a ONU, um dos problemas enfrentados é a dificuldade dos venezuelanos para se legalizarem formalmente no país. "A ideia é que a gente continue em comunicação e articulando o trabalho e sendo apoiando por nós, enquanto agentes da ONU, junto do Poder Público, para garantir a proteção de refugiados e migrantes", disse Catalina Sampaio, chefe do escritório da ACNUR em Manaus. Para o representante da Defensoria Pública da União (DPU), Luís Felipe Cavalvante, diz que uma das preocupações das autoridades federais é o tráfico de pessoas. "A DPU tem uma prática de fazer uma escuta qualificada para avaliar e recomendar o ingresso daquela criança ou adolescente no país acompanhado do adulto que se apresenta naquele momento", informou o defensor público.

Texto: Arnoldo Santos ASCOM MPAM

Foto: Hiraílton Gomes ASCOM MPAM

Últimas Notícias
Decisão do TSE sobre vereadores no Piauí respalda cassação de vereadores de Manaus

Notícias
A decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de cassar os mandatos de seis vereadores de Valença do Piauí (PI),...
MPAM quer devolução de pagamento em acúmulo irregular de cargos em Lábrea

Notícias
O Ministério Público do Amazonas, por meio da Promotoria de Justiça de Lábrea, expediu Recomendação ao...
MPAM intervém para que Hospital de Tabatinga não fique sem serviço de diagnóstico de imagens

Notícias
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) ajuizou um pedido para impedir que a Secretaria de Estado de Saúde do...
Comissão de Saúde do MPAM faz reunião com secretários de Estado do Amazonas

Notícias
A Comissão de Saúde do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) promoveu, hoje, 19/09, uma reunião com os...