MPAM leva debate sobre Direito e Cidadania à população de Itacoatiara

mascara-de-matéria-especial.2 5c396

O Ministério Púb Amazonas (MPAM) realizou, nos dias 4 e 5 dezembro, o Seminário "Direito e Cidadania do Século XXI", na cidade de Itacoatiara. As palestras foram realizadas das 8h30 às 16h30, no Auditório do CETI Dom Jorge Edward Marskell, localizado na Rua José Trados, s/n, Bairro Tiradentes. O evento foi organizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e foi prestigiado por um público composto por profissionais e, majoritariamente, por estudantes.

O evento foi aberto pela Procuradora-Geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque, e pelo Secretário-Geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior. A Procuradora-Geral falou da atualidade do tema no momento vivido pelo Brasil hoje em dia e da relevância de levar eventos do tipo para o interior só Estado, promovendo interatividade entre o MPAM e a população de fora da capital. "É uma brilhante iniciativa de levar o Ministério Público ao interior do Estado, porque isso propicia não só uma interação do Ministério Público com os Membros da instituição que laboram, de forma incansável, no interior do Estado, mas também permite a interação da nossa instituição, que é defensora dos interesses da sociedade, com a destinatária dos nossos serviços", declarou, na abertura do evento, a Procuradora-Geral de Justiça.

ENCONTRO ITA aa771

No dia 04 de dezembro, os temas "Ministério Público Resolutivo", "Sistema de defesa do Consumidor" e "A Educação como forma de exercício da Cidadania" foram abordados pelas Promotoras de Justiça Pricila Pinni (PJ de Maraã), Justiça Sheyla Andrade (81ª Promotoria de Defesa do Consumidor) e Renata Cintrão (55ª Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos à Educação), respectivamente.
No dia 05 de dezembro, a Promotora de Justiça Tânia Maria Feitosa, titular da 3ª promotoria de Justiça de Itacoatiara, abordou o tema "Atuação Judicial e Extrajudicial do Ministério Público do Amazonas". O chefe do Ceaf, Promotor de Justiça André Seffair tratou do "Direito e Cidadania do Século XXI". O titular da Coordenação do Centro de Apoio Operacional de Inteligência, Investigação e Combate ao Crime Organizado (CAO-CRIMO) e do Grupo de Ação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Reinaldo Nery, proferiu a palestra "Ministério Público no combate ao Crime Organizado", junto como Promotor de Justiça Luiz de Vasconcelos Dantas, membro da coordenação e do grupo. O evento foi encerrado com a palestra sobre "Alienação Parental" proferida pelo magistrado Saulo Góes Pinto, titular da 1ª Vara de Itacoatiara.

Design sem nome 3 3cb98

Texto: Alessandro Malveira - ASCOM MPAM

Fotos: Juliana Santos- CEAF MPAM