MPAM inicia celebração de 130 anos discutindo os novos rumos do Ministério Público Brasileiro

 Atuação do MPAM promove adequação de acessibilidade em lojas do Centro da Cidade 57 a9adb

Várias autoridades, entre elas 13 Procuradores-Gerais de todo o País e seus respectivos representantes, três Conselheiros e  dois Membros Auxiliares do CNMP, prestigiaram o evento em alusão aos 130 anos do Ministério Público do Amazonas 

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) iniciou as comemorações dos 130 anos de sua história, com um evento que reuniu quase 300 pessoas, dentre elas, 13 Procuradores-Gerais com seus respectivos representantes de todo o País e quatro Membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O evento foi realizado no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, localizado na sede do MPAM, na zona Oeste de Manaus.

A solenidade contou com a presença do chefe da Casa Civil do Estado, Fábio Antony Filho, representando o Governador Wilson Lima; do Subprocurador Adjunto de Manaus, Marco Aurélio Choy, representando o Prefeito de Manaus, David Almeida; da desembargadora Vânia Marinho, representando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM); da Presidente em exercício do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Conselheira Yara Lins dos Santos e da Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas (MPC-AM), Procuradora Fernanda Cantanhede.

O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, em seu discurso, falou da grandeza do estado do Amazonas e dos desafios, proporcionais em tamanho, enfrentados por membros do Ministério Público do Estado.

“Gigantes em perseverarmos no sacerdócio do verdadeiro serviço público: aquele que aceitou a missão de servir ao povo brasileiro. Servimos como Procuradores de Justiça, Promotores de Justiça, servidores e todos os demais colaboradores pertencentes a esta Instituição”, disse o PGJ.

Representando o Tribunal de Justiça do Amazonas, a desembargadora de Justiça Vânia Marinho, relembrou as contribuições históricas para a estruturação do MPAM dos ex-Procuradores-Gerais Aguinelo Balbi e Mauro Campbell Marques e também fez menção ao ex-Procurador-Geral Pedro da Silva Costa, PGJ entre 15/03/1983 e 28/05/1985, que participou da solenidade.

“As minhas homenagens de hoje são aos homens e mulheres que sonharam com ideal de Justiça, direitos distribuídos a todos, que acenderam a chama que arde e alimenta cada Membro do Ministério Público. Que essa chama nunca se apague dentro do Ministério Público brasileiro e dentro do Ministério Público do Amazonas. Vida longa ao Ministério Público do Amazonas e a cada um de seus Membros”, disse Vânia Marinho.

Oswaldo de Albuquerque de Lima Neto, Procurador de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC) e Corregedor-Nacional do CNMP, ressaltou a união e a unidade do MP brasileiro e os interesses e objetivos comuns dos Membros do Ministério Público em todo o País. O Corregedor-Nacional parabenizou o Procurador-Geral de Justiça do Amazonas pela recente assunção ao cargo de membro do Conselho Fiscal do CNPG.

“Alberto foi empossado, há poucos dias, para a função de membro do Conselho Fiscal do CNPG. Em mais uma demonstração da sua liderança, que dentro de fora do Ministério Público amazonense, Alberto é uma das grandes e novas lideranças do Ministério Público brasileiro”, afirmou.

O Presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), Promotor de Justiça Alessandro Samartin, relembrou o processo histórico percorrido pelo Ministério Público brasileiro, desde sua origem no Brasil, em 1892, até os dias atuais, com a configuração dada pela Constituição de 1988, a Constituição Cidadã.

“O MP, que é uma instituição linear, secular, se vê diante de problemas exponenciais. Como continuar a servir a sociedade, a cumprir sua missão, diante de tantas e tamanhas mudanças? Mas algumas coisas não mudam em quem faz parte do Ministério Público, o amor em servir o nosso povo, a vontade de lutar pela Justiça e pelo bem, e, sobretudo, o orgulho de ser Ministério Público”, disse Samartin.

130ciclo 2fbaf

Ciclo de Palestras

O “Ciclo de Palestras: Discutindo o futuro do Ministério Público”, tratou da situação atual e perspectivas para a atuação do Ministério Público brasileiro.O evento contou com a participação do Procurador Regional da República, ex-Conselheiro e Coordenador-Geral da Corregedoria Nacional do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior; do Assessor da Presidência e ex-conselheiro do CNMP e Membro do Ministério Público Militar, Marcelo Weitzel; e o Membro do Ministério Público do Paraná Rodrigo Leite Cabral. A mediação foi feita pela Promotora de Justiça de Entrância Final e Coordenadora do NUPA-MPAM, Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza.

Procuradores-Gerais, membros do CNMP e representantes de unidades do MP presentes

O primeiro evento, em comemoração aos 130 anos do MPAM, foi prestigiado por vários membros do Ministério Público brasileiro, entre eles, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, PGJ/ MPPE; Ivana Lúcia Franco Cei, PGJ/ MPAP; Alexandre Magno Benites de Lacerda, PGJ/ MPMS; Janaína Carneiro Costa, PGJ/ MPRR; Manuel Pinheiro, PGJ/ MPCE; Márcio Roberto, PGJ/ MPAL; Antônio Pereira Duarte, PGJ/ MPM; Luciana Andrade, PGJ/ MPES; Ubiragilda Pimentel, PGJ/ MPPA; Dr Ivanildo de Oliveira, PGJ/ MPRO; Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, PGJ/MPMA; Rodrigo Leite Cabral, Membro/ MPPR; Jeferson Luiz Pereira Coelho, MPT: corregedor-geral do MPT; Oswaldo de Albuquerque de Lima Neto, Corregedor-Nacional/ CNMP; Rinaldo Reis Lima, Conselheiro/ CNMP; Paulo Cezar dos Passos - Conselheiro CNMP; Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior, Coordenador-Geral da Corregedoria/ CNMP; e Marcelo Weitzel, Assessor da Presidência/ CNMP. 

Confira a íntegra do evento no canal do MPAM no YouTube: