Ouvidoria Itinerante visita a sede do Município Careiro da Várzea

CAREIRO DA VÁRZEA CAPA 1 57dbf

Além do atendimento na sede da Câmara Municipal, a equipe da Ouvidoria Itinerante também prestou orientações à população por meio de panfletagem pelas ruas do Município

A equipe da Ouvidoria Itinerante do Ministério Público do Amazonas (OI/MPAM) esteve, durante todo o dia de ontem (27/3), atendendo a população na sede do Município de Careiro da Várzea. O atendimento foi realizado no plenário da Câmara Municipal Gleby da Silva Braga e consistiu no recebimento de denúncias, reclamações, sugestões e elogios sobre ação ou omissão do Poder Público concernente a direitos e interesses da sociedade e do cidadão amazonense.

Na apresentação da Ouvidoria Itinerante aos moradores de Careiro da Várzea, a Procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva destacou o volume de trabalho decorrente da amplitude de áreas sob responsabilidade do membro ministerial, na esfera judicial e extrajudicial, para justificar os objetivos do projeto. ”O Promotor de Justiça do interior acumula inúmeras atribuições, por isso estamos plantando essas sementes no sentido de auxiliar no atendimento ao público, orientação e recebimento de demandas”. A Ouvidoria não tem limitação de demandas, podemos receber qualquer tipo de manifestação e, caso ela esteja fora da atuação do Ministério Público, fazemos o seu encaminhamento aos órgãos competentes, aproximando o MP do cidadão e promovendo o seu acesso à Justiça”, explicou.

mosaico 3fdfd

Segundo o Promotor de Justiça Roberto Nogueira, a cidade concentra apenas dez por cento da população do Município na sede, enquanto os 90% restantes vive em comunidades acessíveis apenas pelo rio. “Nosso compromisso é prestar atendimento a toda população do Careiro da Várzea, por isso vemos como importante e necessária a visita da Ouvidoria Itinerante às comunidades que apresentam maior volume de demandas, como é o caso de Gutierrez, por exemplo, cuja população é bem maior do que a da sede”, declarou.

A representante do Legislativo Municipal, vereadora Graça Martins, falou sobre a importância da orientação jurídica prestada à população mais carente do Município, agradecendo ao MPAM pela presença da Ouvidoria Itinerante no Município.

Estavam presentes na solenidade de apresentação do projeto Ouvidoria Itinerante, a Procuradora de Justiça e Ouvidora do MPAM, Jussara Maria Pordeus e Silva, o secretário municipal de Administração José Panda Júnior; a vereadora Graça Martins e o Promotor de Justiça Roberto Nogueira.