MPAM e Seduc se reúnem para discutir estratégias de ampliação do projeto “Juntos Pela Vida 2025”
- Publicado: Terça, 27 Mai 2025 13:20
Iniciativa visa reduzir a evasão escolar e ampliar o rendimento e o bem-estar de crianças e adolescentes do Amazonas
Com o objetivo de alinhar estratégias de mobilização em prol da vacinação infantojuvenil, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) se reuniu com representantes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) para impulsionar a participação de escolas estaduais na edição 2025 do projeto “Juntos Pela Vida”. A reunião, conduzida pelo Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC), ocorreu na manhã desta terça-feira (27/05).
O encontro teve como principal meta a superação dos obstáculos identificados ao longo dos anos de projeto, tais como: a necessidade de estabelecimento de canais de comunicação entre escolas e unidades de saúde; a conscientização de pais e responsáveis durante as reuniões escolares; e o estímulo à parceria entre as diretorias escolares e o Conselho Tutelar para o acompanhamento da cobertura vacinal dos alunos.
O projeto foi idealizado pelo CAO-PDC, em conjunto com o CAO das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), em 2022, e conta com o reconhecimento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A finalidade é garantir um percentual mínimo de 80% dos estudantes certificadamente imunizados, conforme as resoluções do Ministério da Saúde e do Programa Saúde na Escola, a fim de reduzir a evasão escolar e ampliar o rendimento e o bem-estar de todas as crianças e adolescentes do Amazonas.
O encontro também serviu para compartilhar informações da Portaria nº 6.715/2025, expedida pelo Ministério da Saúde, que permite e estabelece incentivos de custeio para o desenvolvimento de estratégias de vacinação nas escolas e ações coordenadas para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos durante o ano de 2025.
Para a coordenadora de Saúde do Estudante da Seduc, a professora Vera Hitotuzi, o momento é de alinhar tratativas. “O prazo limite de inscrição está chegando, temos até o dia 20 de junho, e aproveitamos a presença da nossa secretária, a professora Edilene (Pinheiro), para que possamos incentivar mais nossos gestores, dar as últimas coordenadas e fazer com que a Seduc emplaque um número bem expressivo de escolas neste ano”, comentou.
No dia 9 de junho, o Ministério Público se reunirá com os coordenadores distritais e assessores adjuntos da capital e do interior para a realização de um diagnóstico sobre a adesão das escolas ao projeto e os cronogramas internos dos estabelecimentos escolares que já aderiram ao “Juntos pela Vida”.
Texto e foto: Ramon Oliveira