MPAM firma cooperação para uso do Sistema Athenas, plataforma de gestão integrada
- Publicado: Terça, 27 Mai 2025 17:05
Ferramenta deve aprimorar processos administrativos, tecnológicos e de atendimento ao cidadão
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) formalizou, nesta terça-feira (27/05), a adesão ao Sistema Athenas - Soluções Integradas, plataforma de gestão que reúne 52 módulos de administração. A assinatura do acordo de cooperação técnica é uma iniciativa da procuradora-geral de Justiça (PGJ) do Amazonas, Leda Mara Nascimento Albuquerque, que visa modernizar e otimizar os processos administrativos e operacionais da instituição.
A assinatura do termo contou com a participação do subprocurador-geral de Justiça do Amazonas, André Virgílio Belota Seffair; do diretor-geral do MPAM, Marlon André Mendes Bernardo; e do diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do MPAM, Eudo Assis Júnior.
Para a PGJ, a adoção do sistema representa um marco na transformação digital do MPAM. “A implantação do Athenas é um passo fundamental para a modernização do Ministério Público do Amazonas. O sistema tem potencial para integrar todas as nossas unidades administrativas em uma plataforma única, promovendo maior eficiência, transparência e, sobretudo, economia de recursos, atualmente dispersos em diversas soluções isoladas”, destacou.
O procurador-geral de Justiça do Tocantins, Abel Andrade Leal Júnior, reforçou que o objetivo do MPTO é expandir a utilização do sistema e fortalecer uma rede colaborativa entre instituições. “Podemos evoluir muito juntos, aperfeiçoando o Athenas e compartilhando novas funcionalidades”, pontuou.
Sobre o Sistema Athenas
O Athenas é uma plataforma de gestão integrada desenvolvida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), conectando setores como recursos humanos, folha de pagamento, contratos, patrimônio, almoxarifado, diárias, ouvidoria, protocolo, atendimento ao cidadão e documentos eletrônicos, além do gerenciamento de procedimentos extrajudiciais.
Desenvolvido em 2009, o sistema é constantemente atualizado e hoje já é utilizado por 11 instituições públicas nos Estados do Tocantins, Amapá, Roraima, Rondônia, Maranhão e Mato Grosso, incluindo Ministérios Públicos, Defensorias Públicas e Tribunais de Contas.
Com a adesão, o MPAM passa a integrar essa rede de inovação, fortalecendo a modernização institucional e promovendo mais eficiência, agilidade e transparência nos serviços prestados à sociedade amazonense.
Texto: Sofia Lourenço
Foto: Divulgação/MPAM