De olho no Festival Folclórico, MPAM participa de workshop e coordena mobilização contra a violência em Parintins

260625 Evento Projeto Aurora TJAM Chico Batata TJAM 2 54c8c

Evento com autoridades e campanha ampliam debate sobre violência de gênero e exploração infantil

Na manhã desta quarta-feira (26/06), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do projeto “MP por Elas: Projeto Aurora”, participou de um workshop promovido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), com o objetivo de fortalecer o enfrentamento à violência contra mulheres, crianças e adolescentes no município de Parintins. O evento foi realizado no auditório do Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Parintins e integrou a programação do 58º Festival Folclórico.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a procuradora-geral de Justiça do MPAM, Leda Mara Albuquerque; o presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes; a coordenadora da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) e ouvidora da Mulher, desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo; além de membros da rede de proteção, lideranças locais e ilustres como a cunhã-poranga do Boi-Bumbá Garantido, Isabelle Nogueira.

Durante o encontro, foi apresentada uma cartilha com informações acessíveis sobre os direitos das vítimas, os canais de denúncia e os mecanismos legais de proteção, além de palestras sobre o combate à violência contra a mulher e a atuação de instituições parceiras da rede de enfrentamento à violência.

A promotora de Justiça Marina Campos destacou a importância da iniciativa para sensibilizar a população e fortalecer a atuação integrada dos órgãos públicos no enfrentamento à violência. “Foi um evento de extrema importância, com um público expressivo, o que demonstra o engajamento dos parintinenses nessa causa. Em um momento festivo como o Festival de Parintins, é essencial reforçar a proteção de mulheres, crianças e adolescentes”, afirmou.

260625 Projeto Aurora Evento Divulgação MPAM 2 d85bb

#DiversãoComRespeito

Também nesta quinta-feira (26/06), foi realizada uma ação de conscientização em pontos estratégicos do município de Parintins, com grande fluxo de turistas e da população local, como o aeroporto, o porto da cidade e o Bumbódromo. A iniciativa, parte da campanha #DiversãoComRespeito, consistiu na instalação de banners com os contatos diretos do Ministério Público, especialmente da Ouvidoria, com o objetivo de combater a exploração infantil, o abuso sexual e a violência contra a mulher.

Estiveram presentes na ação o promotor de Justiça Ney Costa Alcântara de Oliveira Filho, a promotora de Justiça Marina Campos Maciel e o promotor de Justiça Ricardo Mitoso Borges, titulares das três promotorias parintinenses.

A campanha #DiversãoComRespeito é promovida pela Ouvidoria-Geral do MPAM e pelas três Promotorias de Justiça de Parintins, com apoio da Procuradoria-Geral de Justiça, que prevê a massificação dos canais de denúncias do Ministério Público, por meio de banners, ventarolas, vídeos, além da conscientização de munícipes e visitantes durante o Festival Folclórico de Parintins.

260625 Projeto Aurora Evento Divulgação MPAM 3 e6e20


Texto: Sharline Freire
Fotos: Chico Batata/TJAM e Divulgação/MPAM