Ministério Público do Amazonas inicia Oficina de Planejamento Estratégico com foco no público interno, mas com escuta ativa da sociedade
- Publicado: Terça, 15 Julho 2025 17:57
Iniciativa integra o processo de adesão do MPAM ao Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP) e busca alinhar diretrizes nacionais às demandas locais
Na tarde desta terça-feira (15/07), o Ministério Público do Amazonas (MPAM) deu início à Oficina de Planejamento Estratégico, no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do órgão. A iniciativa marca mais uma etapa do processo de adesão ao Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP), promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com atividades previstas até esta quarta-feira (16/07).
Destinada a membros e servidores do MPAM, a programação visa estimular a construção de um planejamento institucional alinhado às diretrizes nacionais, considerando as particularidades regionais e a escuta ativa da sociedade.
Na abertura do evento, a procuradora-geral de Justiça (PGJ) Leda Mara Albuquerque destacou a importância da retomada do debate sobre o planejamento estratégico no âmbito institucional. “Não se pode pensar o Ministério Público sem planejá-lo, sem que os nossos membros e servidores participem desse debate, trazendo todas as suas expectativas, todos os seus anseios acerca do que queremos para o Ministério Público”, declarou.
A programação começou com a palestra “Planejamento e Gestão Estratégica: Um novo olhar”, ministrada pelo promotor de Justiça e membro colaborador da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa. O expositor abordou a estrutura do PEN-MP e ressaltou que o objetivo do encontro é integrar os programas estratégicos nacionais às especificidades do Amazonas. “Nós vamos trazer para dentro do plano características regionais, as peculiaridades de cada comarca, de forma que o planejamento final seja uma conjugação entre o que o Ministério Público Brasileiro priorizou e as prioridades do Amazonas”, explicou.
Panorama
Durante o evento, também foi apresentado um diagnóstico institucional com os resultados da consulta à sociedade, conduzido pela promotora de Justiça Christianne Corrêa Bento da Silva, coordenadora do Grupo de Trabalho GT-Adesão. A pesquisa revelou que os principais temas de preocupação da população são educação, segurança pública e saúde. “Esses resultados servirão de base para nortear os eixos estratégicos do MPAM, reforçando o compromisso da instituição com a escuta ativa da sociedade”, afirmou a promotora.
Atividades
Ainda neste primeiro dia, os participantes participaram de oficinas temáticas, ministradas pelo promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, voltadas à construção e análise dos programas e ações estratégicas que irão compor o novo plano institucional. As atividades prosseguem nesta quarta-feira (16/07), com encerramento previsto para as 12h.
Sobre o Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico Nacional (PEN) 2020-2029 foi aprovado em 2019 pelo CNMP após um amplo processo colaborativo, estabelecendo valores, objetivos e indicadores para a atuação dos Ministérios Públicos em todo o país. A adesão ao plano fortalece o alinhamento entre as unidades do MP brasileiro, promovendo maior integração e eficácia institucional.
A Oficina de Planejamento Estratégico do MPAM representa, assim, uma oportunidade de articulação coletiva, envolvendo diferentes áreas de atuação e promovendo o protagonismo de seus membros e servidores na construção de um Ministério Público mais eficiente, participativo e conectado às necessidades da sociedade amazonense.
Texto: Sofia Lourenço
Foto: Hirailton Gomes | Para mais imagens, acesse a página do MPAM no Flickr