MPAM realiza inspeção em único abrigo para idosos no município de Iranduba

050825 Inspeção Casa de Sara Iranduba Divulgação MPAM 3 c31eb

Vistoria teve como objetivo verificar as instalações do prédio e o tratamento oferecido aos residentes

Único abrigo de longa permanência para idosos em Iranduba, a instituição de acolhimento Casa de Sara recebeu uma inspeção do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da cidade. A vistoria, coordenada pelo promotor titular da comarca, Gérson de Castro Coelho, foi feita na última sexta-feira (1º/08).

A inspeção teve como objetivo apurar a procedência de uma denúncia anônima, além de reunir informações para subsidiar um procedimento preparatório que apura a falta de um abrigo municipal de idosos em Iranduba.

A vistoria verificou que os banheiros do lar de acolhimento precisam urgentemente de reformas, pois a maioria não está em bom funcionamento. Também foi constatado um problema com a rede de esgoto, que não tem capacidade para dar vazão à água dos banheiros. Segundo relato dos moradores, em períodos de fortes chuvas, a questão com o saneamento traz outro problema para os residentes da instituição: a água não escoa, o térreo alaga e os idosos são expostos ao risco de quedas e à proliferação de doenças.

Também foi registrado que o espaço, que deve comportar dez idosos, atualmente abriga 12. De acordo com o relatório ministerial da inspeção, a situação evidencia a necessidade de um abrigo municipal voltado para essa população, evitando, assim, que a instituição precise ultrapassar a capacidade de acolhimento.

Durante a visita, foi descartada qualquer situação de maus-tratos contra os idosos que vivem na Casa de Sara. Embora o lugar apresente problemas pontuais de infraestrutura e precise de reformas, a promotoria verificou que os idosos contam com assistência diária e qualificada. Todos os idosos entrevistados confirmaram que são bem cuidados e estão satisfeitos em residir no lugar.

A equipe que atua com os idosos é composta por seis cuidadores voluntários, dois assistentes sociais, uma técnica de enfermagem, uma cozinheira, uma psicóloga e um educador físico. O pagamento dos profissionais é feito pelo município, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social.

Atuação do MP

No relatório, o promotor Gérson de Castro ressaltou a importância da inspeção ministerial, não apenas para verificar a veracidade das denúncias reportadas ao MP, mas também como forma de detectar outras demandas. “Durante a inspeção, constatamos que os idosos abrigados na Casa de Sara estão recebendo um ótimo atendimento, necessitando a instituição, todavia, de receber algumas manutenções”, pontuou o membro do MPAM, ressaltando que, a partir de agora, a promotoria deve realizar visitas mensais ao local.

A promotoria solicitou que a responsável pelo lar de acolhimento encaminhe a ficha pessoal de cada idoso residente da instituição, bem como informações relativas aos prestadores de serviço, receitas e despesas do estabelecimento, para acompanhamento regular pelo Ministério Público.


Texto: Vanessa Adna
Foto: Divulgação/MPAM