Agosto Lilás: MPAM integra ações de combate à violência contra a mulher em Alvarães, Tefé e Manacapuru
- Publicado: Sexta, 08 Agosto 2025 18:11
Atividades marcaram os 19 anos da Lei Maria da Penha, reunindo autoridades, representantes de instituições e a comunidade para ampliar o diálogo e fortalecer a rede de proteção às mulheres
Como parte das ações da campanha “Agosto Lilás”, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio de suas promotorias de Justiça, integrou eventos nos municípios de Alvarães, Tefé e Manacapuru voltados à conscientização sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher.
As programações ocorreram nos dias 6 e 7 de agosto, reunindo autoridades, representantes de instituições, a comunidade e estudantes, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção às mulheres e ampliar o diálogo sobre os avanços da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), que completou 19 anos de promulgação neste mês.
Alvarães
Em Alvarães, a ação ocorreu na quarta-feira (06/08), no ginásio municipal de esportes, e foi direcionada a alunos da rede pública de ensino. O evento contou com a presença de diversos profissionais e representantes de instituições que atuam no enfrentamento à violência doméstica no município.
Participaram como palestrantes o promotor de Justiça Gustavo Van Der Laars; o delegado de Polícia Civil, Marcelo Lopes Gomes; a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Lucivane Gomes Zanis; a secretária municipal de Assistência Social, Francelane Pereira Ferreira; a assistente social Karol Barbosa; Doranei Cristina Soares Vieira, representando o Hospital São Joaquim - Unidade Mista de Alvarães; o psicólogo Rondson Henrique Pinheiro da Costa; e o cabo da Polícia Militar, Manoel Tomás Lima Júnior.
Tefé
Em Tefé, o evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação na quinta-feira (07/08), com o tema “19 Anos de Proteção e Esperança: Celebrando os Avanços da Lei Maria da Penha”. A atividade reuniu integrantes da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, representantes da sociedade civil e acadêmicos do curso de direito. A proposta foi promover um espaço de diálogo interinstitucional sobre as conquistas da Lei Maria da Penha e os desafios e propostas de fortalecimento da rede de proteção à mulher no município.
“A violência contra a mulher é uma realidade crescente em Tefé, assim como em todo o estado e no país. Precisamos unir forças para construir uma rede cada vez mais forte e eficaz. As leis são fundamentais, mas é o trabalho conjunto entre instituições e sociedade que transforma realidades”, destacou o promotor Gustavo Van Der Laars.
Participaram como palestrantes, além do promotor Gustavo Van Der Laars: o juiz de Direito Rômulo Garcia Barros Silva; o defensor público Elton Dariva Staub; os representantes da Ronda Maria da Penha, sargento Valdeney e sargenta Sinara Dantas; as representantes do Centro de Referência de Apoio à Mulher (Cram), psicóloga Érica Sabrina Gomes da Silva e assistente social Glenda Larissa Xavier Cabral; a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Maria Rosineide Dias; a representante do Instituto As Manas, Raquel Reis; e a conselheira tutelar e representante da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Raquel Carvalho Pontes.
Manacapuru
Em Manacapuru, a promotora de Justiça Tânia Maria de Azevedo Feitosa participou de um evento promovido pela Prefeitura e pela Secretaria Municipal de Política para as Mulheres (SEMPM), na quinta-feira (07/08). Em sua fala, a promotora destacou a importância da mobilização institucional e social no combate à violência doméstica e relembrou sua atuação anterior na promotoria especializada da área, quando participou da primeira passeata em defesa das mulheres no município.
“Apesar dos altos índices de violência contra a mulher, Manacapuru está se mobilizando para reverter essa realidade. Temos uma rede de proteção ativa, composta por Ministério Público, delegacias, Secretaria da Mulher e demais instituições. É fundamental que as mulheres procurem ajuda, denunciem e saibam que não estão sozinhas”, afirmou.
Ela também destacou a importância de ações voltadas à conscientização dos jovens e a necessidade de engajar a população na luta pelos direitos das mulheres. “Precisamos conscientizar a garotada do ensino médio, que já está se tornando adulta, para que conheça os direitos e deveres em favor da mulher. Aos poucos, vamos transformar essa realidade”, concluiu.
Simpósio na sede do MPAM
Além das ações no interior do estado, o MPAM realizou, na última quinta-feira (07/08), em Manaus, um simpósio em comemoração aos 19 anos da Lei Maria da Penha. O evento, promovido em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), lotou o auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do MPAM, com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de membros da sociedade civil.
Texto: Sharline Freire
Foto: Divulgação/MPAM