#DiversãoComRespeito: MPAM lidera reunião de alinhamento contra a violência no Festival de Cirandas de Manacapuru

150825 Alinhamento Diversão com Respeito Manacapuru Lennon Costa 4 75b8d

Principal pauta do encontro, realizado nesta tarde, acordo de cooperação técnica (ACT) visa prevenção, combate e responsabilização de atos de exploração sexual infantojuvenil, assédio sexual e violência contra a mulher

MANACAPURU - Às vésperas do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru (29, 30 e 31 de agosto), os atores envolvidos na organização e na segurança do evento — entre os quais o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) — realizaram uma importante reunião de alinhamento na tarde desta sexta-feira (15/08), no Edifício Giovanni Figliuolo, sede das Promotorias de Justiça da cidade. Na pauta, o acordo de cooperação técnica (ACT) a ser firmado com as associações folclóricas e o Executivo Municipal para a campanha #DiversãoComRespeito, que visa a prevenção, o combate e a responsabilização de atos de exploração sexual infantojuvenil, assédio sexual e violência contra a mulher.

Iniciativa da Ouvidoria-Geral (OG) do MP, lançada em junho, para o Festival Folclórico de Parintins, a campanha propõe ações integradas de proteção, fiscalização, conscientização e acolhimento. Para este encontro, estiveram presentes a procuradora-geral de Justiça (PGJ) do Amazonas, Leda Mara Albuquerque; a ouvidora-geral do MP, Sílvia Abdala Tuma; os promotores da Comarca de Manacapuru, Tânia Maria de Azevedo Feitosa e Timóteo Ágabo Pacheco de Almeida; a prefeita de Manacapuru, Valcileia Maciel (MDB); lideranças das Cirandas Flor Matizada (Alexandre Queiroz, presidente), Guerreiros Mura (Victor Ricardo Mesquita, diretor administrativo e jurídico) e Tradicional (Thyago Cavalcante, diretor-geral); Conselho Tutelar; Polícias Civil e Militar; Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), entre outros.

Abrindo a reunião, a PGJ Leda Mara afirmou estar feliz com a mobilização de representantes da sociedade manacapuruense. “Para nós, é importante que essa interlocução se dê por meio de vocês, que são nossos parceiros. Em Parintins, tivemos vídeos e outras mídias divulgando os acessos para pessoas vítimas de crimes e como podem chegar ao Ministério Público para dar visibilidade a essas mazelas, e a ideia é reproduzirmos isso em Manacapuru da mesma forma. Vamos assinar um termo de cooperação no sentido de intensificar a fiscalização no período da festa”, afirmou.

A ouvidora-geral, Sílvia Tuma, ressaltou que o principal objetivo é a conscientização. “Manacapuru é onde temos o principal índice de violência doméstica do estado. Este é um trabalho para conscientizar e mobilizar a sociedade”, comentou.

150825 Alinhamento Diversão com Respeito Manacapuru Ulisses Farias 5 ce948

Titular da 2ª PJ de Manacapuru, o promotor Timóteo Ágabo elogiou o projeto. “É uma iniciativa importante, pois, perto do festival. há um crescimento muito grande na quantidade de crimes e denúncias. É um ponto sensível da nossa comunidade”, ponderou.

Para a promotora Tânia Feitosa, titular da 1ª PJ de Manacapuru, a chegada do projeto reforça a rede de combate à violência doméstica e ao abuso infantojuvenil na localidade. “É muito bom ver a participação da Procuradoria-Geral se intensificando no interior, algo que é importante tanto para o MP quanto para a sociedade. Hoje, estamos agregando a PGJ e a Ouvidoria-Geral nessa luta”, exaltou.

Concentrado nos preparativos para a disputa do festival, Alexandre Queiroz, presidente da Ciranda Flor Matizada, elogiou a campanha e se colocou a serviço para as ações de conscientização — mesmo caso da prefeita Valcileia Maciel, que confessou estar assustada com os números da violência.

150825 Alinhamento Diversão com Respeito Manacapuru Ulisses Farias 2 38c4e

Próximos passos

Na próxima sexta-feira (22/08), o MPAM retornará a Manacapuru para a assinatura do ACT, junto das associações folclóricas e do município. Na ocasião, também será lançado o vídeo oficial da campanha, para compartilhamento nas redes sociais do MP e dos signatários do acordo.

Na mesma data, uma equipe da campanha conduzirá um “adesivaço” em diversos pontos da cidade, divulgando os objetivos da ação para a comunidade.

O festival

Rumo à 27ª edição, o Festival de Cirandas de Manacapuru marca o embate entre as três agremiações participantes: Guerreiros Mura, Tradicional e Flor Matizada. Reconhecido como o segundo maior evento folclórico do Amazonas, o festival ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no Parque do Ingá, o tradicional Cirandódromo de Manacapuru.


Texto: Lennon Costa
Foto: Ulisses Farias e Lennon Costa