Em preparo para a COP30, MPAM reforça compromisso ambiental durante encontro acadêmico e científico sobre a Amazônia

190825 Evento pré COP30 Hirailton Gomes 3 96730

Evento promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável reúne diversas instituições de pesquisa da região na Ufam, nesta semana

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) participou, nesta terça-feira (19/08), de um encontro realizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com representantes da comunidade acadêmica e científica da região, em preparação para a COP30, em Belém (PA). A reunião, que acontece hoje e amanhã, tem como foco o debate sobre mudanças climáticas e a construção de estratégias conjuntas para o enfrentamento dos desafios ambientais que afetam diretamente a Amazônia.

A procuradora-geral de Justiça (PGJ) do Amazonas, Leda Mara Albuquerque, representou o MPAM no “Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia com a Presidência da COP30” e ressaltou a relevância da integração entre ciência e instituições públicas para a efetivação de políticas ambientais.

“O Ministério Público não poderia se furtar a essa participação. Temos uma atuação direta no combate aos crimes ambientais e entendemos que este é o momento em que a comunidade científica da Amazônia se une para intensificar um debate que precede a COP30. A solução para os problemas climáticos que vivemos passa por uma ação coordenada, que envolve saberes, cooperação entre instituições e poderes e o compromisso com políticas públicas que combatam o desmatamento, as queimadas e os impactos diretos das mudanças climáticas”, afirmou a PGJ.

Ao falar aos presentes no auditório do Centro de Ciências do Ambiente (CCA), a reitora da Ufam, professora-doutora Tanara Lauschner, afirmou que o evento é um marco para a ciência amazônica e reforçou a importância da pesquisa no enfrentamento da crise climática.

“Diversas instituições de pesquisa federais, estaduais e municipais se uniram para viabilizar este encontro. Aqui na Ufam, temos um dos maiores fragmentos de floresta urbana do mundo, um verdadeiro laboratório vivo para pesquisas sobre mudanças climáticas. É muito simbólico realizarmos esse evento às vésperas da primeira COP do Clima sediada no Brasil e, mais ainda, na Amazônia. Nosso objetivo é consolidar um documento construído a partir da contribuição de pesquisadores e pesquisadoras de toda a região, que será entregue oficialmente à presidência da COP30. Isso demonstra que já fazemos muita ciência relevante para o clima e que não há futuro possível sem ciência, tecnologia, fomento e incentivo. Receber este encontro é, para nós, uma honra e uma responsabilidade histórica”, afirmou a reitora, ao destacar a presença de vários órgãos públicos no evento, como o MPAM.

O encontro reafirma a importância da construção de um plano de ação climático para o Amazonas e seus municípios, como medida essencial para que a região tenha protagonismo nos debates ambientais globais e esteja preparada para as demandas da COP30. A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, e o presidente da COP30 no Brasil, embaixador André Côrrea do Lago, participam do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, que promove o evento.

190825 Evento pré COP30 Hirailton Gomes 2 40771

Programação e eixos temáticos

A programação do evento foi estruturada em eixos temáticos estratégicos para o enfrentamento da crise climática na Amazônia, entre os quais “Mudanças climáticas e biodiversidade - Impactos, preservação e manejo sustentável”; “Energia e economia verde - Transição energética e modelos de desenvolvimento sustentável”; e “Governança e políticas públicas - Articulação entre ciência, sociedade e instituições para a implementação de planos de ação climática”, entre outros.

Ao final do encontro, será elaborado e entregue um documento oficial, reunindo propostas, diagnósticos e recomendações da comunidade científica e institucional. O objetivo é subsidiar a formulação de políticas públicas e assegurar que a Amazônia seja protagonista nas discussões que antecedem a COP30.


Texto: Elvis Chaves
Foto: Hirailton Gomes