Ministério Público forma 22 novos facilitadores em Justiça Restaurativa

290825 Atividade Nupa JR Divulgação MPAM 2 74ced

Iniciativa reforça a prevenção e transformação de conflitos em escolas do Amazonas

Nesta sexta-feira (29/08), o Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público do Amazonas (Nupa-MPAM) concluiu a 6ª edição do curso de Formação de Facilitador em Justiça Restaurativa - Círculo de Construção de Paz (menos complexos), destinado a professores, assistentes sociais e psicólogos da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc-AM).

A formação, realizada na sede do Nupa, contou com 22 participantes, que agora estão habilitados a aplicar práticas restaurativas no ambiente escolar e a atuar no projeto Escola em Paz - Fomento à Cultura da Paz. O curso teve carga horária de 30 horas, com atividades desenvolvidas desde a última segunda-feira (25).

De acordo com a coordenadora do núcleo, promotora de Justiça Yara Rebeca Albuquerque Marinho de Paula, a iniciativa amplia a rede de profissionais aptos a fomentar a cultura da paz no ambiente escolar. “Visamos à prevenção e à transformação de conflitos escolares em virtude do atual cenário de violência vivenciado pelos estudantes, corpo docente e, consequentemente, pela sociedade em geral”, afirmou.

O projeto Escola em Paz tem como objetivo fomentar a cultura da paz, prevenindo situações de violência. Ao final da formação, os novos facilitadores passam a integrar a rede de profissionais capacitados pelo MPAM para difundir práticas restaurativas na educação básica.


Texto: Sofia Lourenço
Foto: Divulgação/MPAM